Guia da Semana

Dona da maior costa do Brasil, a Bahia faz parte do roteiro de férias de muitos brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. Com opções para todos, as praias baianas oferecem praias desertas, com espreguiçadeiras na beira da praia, e movimentadas, com shows de axé o dia inteiro.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou uma lista de praias baianas para você conseguir programar direitinho suas próximas férias.

Praia do Espelho

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho fica ao sul da Bahia, entre os distritos de Trancoso e Caraíva, e é famosa por suas piscinas naturais e espelhos d’água – que dão o nome à praia. Com um clima mais tranquilo, sem qualquer sinal de vida noturna, esse destino é ideal para quem quer descansar nas espreguiçadeiras à beira do mar.

Ponta do Corumbau

Se o que você precisa é tirar férias para esquecer-se do mundo, Ponta do Corumbau, que na tradução do tupi significa “longe de tudo”, é o seu destino. Isso porque só é possível acessá-la por barco ou estrada de terra, além da pouca infraestrutura oferecida. Mesmo assim, esse esforço é recompensado ao chegar às praias de água clarinha e com 2km de recife. Afastado de qualquer vestígio de axé, carnaval e muvuca, a praia é ideal para quem precisa de um descanso da mente e do corpo.

Trancoso

Se o que você procura é descanso e, ao mesmo tempo, uma vida noturna um pouco agitada, Trancoso é o seu destino. A praia pode ser resumida pelo Quadrado: uma praça, cheia de casas coloridas e com uma igreja no topo. Hoje, essas casinhas se transformam em pousadas luxuosas com vista direta para o mar e restaurantes com jantar à luz de velas.

Arraial D’ajuda

A areia macia e clarinha, a água cristalina e o clima tranquilo fazem de Arraial D’ajuda um destino para todos os gostos. A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Com boa oferta de pousadas, restaurantes e bares, Arraial D’ajuda tem sua paisagem realçada pelas imponentes falésias. E para quem procura mais agitação, a Rua do Mucugê oferece bares e casas noturnas sempre bem movimentadas a partir das 16h.

Praia do Porto da Barra

Para quem precisa tirar férias, mas não quer se distanciar do clima urbano, a Praia do Porto da Barra, em Salvador, é o ideal. A praia é uma enorme piscina natural, rodeada por monumentos históricos e com diversas opções de acomodação, restaurantes e bares.

Praia da Gamboa

Além do belo visual proporcionado por águas calmas, areias brancas e falésias, a Praia da Gamboa, que fica à direita do Morro de São Paulo, é ideal também para a prática de esportes náuticos, como a vela, e de caminhadas pela grande parede de argila durante a maré baixa.

Itacarezinho

Itacarezinho é mais uma das belíssimas e desertas praias da Bahia. Com água cristalina e areia branca, a praia ainda oferece um banho de água doce, vinda de um riacho, que simula uma cachoeira. Além disso, o destino também é muito escolhido por surfistas, que buscam boas ondas e um clima sossegado.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 6 Dez 2014.