Guia da Semana

Os bailes de Carnaval começaram no Rio de Janeiro promovidos pelas Sociedades Dançantes que tinha como inspiração as festas francesas e seus bailes mascarados. Caindo no gosto da população, os eventos acabaram substituídos pelos bailes públicos que originaram o carnaval de hoje.

Famosos por sua animação, eles acontecem antes e durante o carnaval. Quem gosta de produção, mas prefere o conforto, pode ficar despreocuado: nenhum possui a obrigatoriedade do uso de fantasias.

O repertório dos bailes varia muito, indo de marchinhas de carnavais antigos e sambas enredo, até músicas da atualidade. O mais tradicional da cidade é o do famoso Copacabana Palace.

No dia 18/2, o hotel se enche com o Baile Mágico, em que trajes com black-tie ou fantasias de luxo são obrigatórias. Cheio de glamour, as entradas vão de R$ 861 a R$ 1.816 com buffet, jantar e bebidas à vontade.

A casa de shows Scala, que fica no Centro do Rio de Janeiro, oferece um baile temático para cada noite do carnaval. Os ingressos são vendidos para mesa, camarote para 12 pessos ou individual e pista individual, variando o preço de acordo com cada dia.

baile carnaval rio de janeiro 2012

Na sexta, 17/2, acontece o Baile do Cordão da Bola Preta, um dos mais populares do Rio de Janeiro. A noite é dedicada à banda mais antiga da cidade e o traje de camisa branca com bolas pretas é quase que uma regra.

O sábado, 18/2, é dia do Baile de Carnaval da Mangueira. A escola de samba vai completa ao Scala com o grupo de bateristas, os principais passistas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira.

No domingo, o Scala faz o Baile da Cidade Maravilhosa, que homenageia a capital carioca. No baile, são relembradas as marchinhas mais tradicionais do Rio em uma noite para reviver os carnavais dos anos 70, 80 e 90.

gala gay 2012

O mais recente dos bailes da casa de show é o da Cerveja Boa, que acontece durante a segunda de carnaval. Durante a noite toda, é oferecida cerveja grátis para todos, ao som de música ao vivo.

O mais tradicional baile do Scala Rio, transmitido pela Rede TV, é o Gala Gay, que acontece na terça, 21/2. Apesar de ser um baile basicamente voltado para o publico gay, a festa é liberada a todos os que querem se divertir em um dos eventos mais descontraídos e tranquilos da cidade.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 9 Fev 2012.