Guia da Semana

A graduação para o brasileiro deixou de ser sonho para se tornar realidade nos últimos tempos. Com tantas facilidades e opções, ficou bem mais fácil conquistar o diploma para tentar entrar mais preparado para o mercado de trabalho, que está tão competitivo.

+ Inscrições para o Prouni 2014 começam no dia 13 de janeiro
+ Veja 8 aplicativos pra te ajudar no vestibular
+ Conheça filmes pra ter uma noção da história do Brasil

E foi com tantos projetos que surgiram recentemente que fazer uma faculdade ficou tão mais fácil. Prouni e Fies são nomes bem famosos, mas muita gente ainda não sabe como esses programas funcionam ou como dar o primeiro passo para conquistar a tão sonhada bolsa ou desconto na mensalidade. Listamos todas as informações sobre esses e outros projetos que vão te ajudar a realizar a conquista de entrar na faculdade, confira:

• BOLSAS

Prouni
- O que é
O Programa Universidade para Todos, do Ministério de Educação (MEC), foi criado pelo Governo Federal em 2004. Oferece bolsas de estudos, integrais ou parciais (50%) em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior
- Como participar?
É preciso ficar atento à abertura de inscrições do processo seletivo de candidatos. Além disso, é necessário seguir alguns requisitos, sendo que, o primeiro deles, é ter prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior e obter a nota mínima de 45 pontos. O estudante deve ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e atender outras condições, como ter cursado o ensino médio completo em escola pública, por exemplo.
Informações: www.mec.gov.br

Educa Mais Brasil
- O que é
O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país e está há 10 anos no mercado permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais. Podem participar todas as pessoas com interesse de cursar uma graduação, pós-graduação ou entrar em um colégio particular ou escola técnica, mas que têm dificuldade de pagar a mensalidade integral.
- Como participar?
O primeiro passo é preencher a ficha de inscrição através do site. As informações concedidas pelos candidatos no cadastro serão enviadas para a comissão avaliadora. Os aprovados serão contatados e instruídos sobre o benefício e a formalização do mesmo. O aluno beneficiado vai pagar uma taxa de adesão ao Educa Mais Brasil no ato da matrícula e a cada semestre irá pagar uma taxa de renovação. A bolsa de estudo do Educa Mais Brasil é de 50% para cursos de graduação e pós-graduação presenciais. Para cursos à distância (EAD) o valor da bolsa varia entre 30% e 45%. Ao concluir o curso, o aluno não terá mais obrigações financeiras.
Informações: Através do site e da Central de Atendimento 0800 724 7202 ou 0800 724 7775.

Escola da Família
- O que é
Programa do Governo do Estado de São Paulo que concede bolsas de estudo em instituições particulares a ex-alunos da rede estadual de ensino e das redes municipais conveniadas. O aluno tem seu curso financiado em 100%, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267 ao mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Para isso, o universitário deve dedicar seus finais de semana ao Escola da Família, desenvolvido em algumas escolas estaduais e que consiste em realização de atividades à comunidade dentro das escolas
- Como participar?
Para se candidatar ao programa, é necessário ter concluído o ensino médio na rede estadual ou municipal paulista (onde deve ter estudado no mínimo os três anos); estar regularmente matriculado em um curso de graduação de instituição privada de ensino superior conveniada com o programa; não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior e ter interesse e disponibilidade para participar de atividades do programa
Informações: www.escoladafamilia.sp.gov.br ou 0800 – 7700012

- Faculdades e universidades
Muitas faculdades e universidades oferecem seus próprios programas de fornecimento de bolsas, como de iniciação científica (no qual o aluno pode desenvolver seu projeto com bolsa-auxílio institucional ou externa; ou, ainda, atuar como voluntário) ou programa de extensão (aluno continua na instituição fazendo pós-graduação, especialização etc). Cada instituição tem suas regras para a concessão de bolsas. É preciso pedir informações nas secretarias

• BOLSAS EM PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO/DOUTORADO

CNPq
- O que é
O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. O CNPq oferece dois tipos de bolsas: de formação e de pesquisa. A de formação é destinada a quem ainda está estudando - aos graduandos, mestrandos e doutorandos. Já a de pesquisa é voltada àqueles que já são doutores e estão desenvolvendo novas pesquisas. E além de fomentar a pesquisa e a formação em território nacional, o CNPq também oferece bolsas para desenvolvimento de pesquisa ou estudos no exterior.
- Como participar?
O primeiro passo para quem deseja pleitear uma bolsa pelo CNPq é identificar a opção que melhor se encaixa a seu perfil e necessidade. Depois de escolher uma modalidade, é importante observar com atenção os prazos, pré-requisitos e documentos necessários para a inscrição e para o envio do projeto. A próxima etapa é elaborar, no formato pré-estabelecido pelo CNPq, o projeto de pesquisa. Para informações sobre participação no programa acesse o site do CNPq.

Capes
- O que é
A Capes distribui bolsas de mestrado e de doutorado diretamente às instituições que possuem cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados pela agência e com nota igual ou superior a 3. As bolsas da Capes são institucionais. Por isso, todas as informações sobre os critérios e procedimentos para o processo seletivo e para obtenção do beneficio da bolsa deverão ser obtidas junto à própria universidade. Entretanto é a Capes a responsável pelo pagamento da bolsa, realizada por meio de depósito diretamente na conta de cada estudante.
- Como participar?
O interessado em uma bolsa da Capes deve procurar a coordenação do curso de pós-graduação em que pretende ingressar (ver cursos recomendado no site) e se informar sobre os procedimentos e requisitos necessários para obtê-la. Mais informações pelo site http://www.capes.gov.br/faleconosco.

• FINANCIAMENTOS

Fies
- O que é
Mantido pela Caixa Econômica Federal, o Programa de Financiamento Estudantil é destinado a financiar a graduação no ensino superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições particulares, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O Fies oferece crédito para pagar mensalidades e o aluno deve quitar a dívida depois de formado.

- Como participar?
A única forma de ingresso no programa é mediante participação em processo seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao Fies e, conseqüentemente, ao ensino superior. Os critérios de seleção são definidos pelo MEC a cada processo seletivo. Estes critérios são impessoais e transparentes e levam em consideração o perfil socioeconômico dos candidatos. Informações: www3.caixa.gov.br/fies/FIES_FinancEstudantil.asp.

De empresas
Existem várias opções de financiamento estudantil oferecidas pelo mercado. Entre eles:
- Crédito Universitário Pravaler, da Ideal Invest (http://www.creditopravaler.com.br/)
- Crédito Educativo do Instituto Educar (http://www2.institutoeducar.com.br/novo2/)
- Programa de Financiamento Privado do Ensino (Profipe), da empresa de consultoria em educação Editau (http://www.editau.com.br/produtos_profipe.php).

Cada empresa e instituição tem suas regras para conceder o financiamento.

Por Marina Marques

Atualizado em 14 Jan 2014.