Guia da Semana

Dicas de turismo de aventura no Paraná

Conheça lugares e atividades que envolvem desafios e riscos e que são garantia de diversão!

Ter contato direto com a natureza e a cultura local de determinada região, praticando uma atividade radical e recreativa é o que proporciona o turismo de aventura. Pode ser arvorismo, ciclismo, escalada, rapel ou rafting, o que importa é se divertir!

+ Opções gratuitas para curtir Curitiba
+ Dicas de lugares para comprar artigos vintage em Curitiba
+ Faça um passeio por Curitiba com a Linha Turismo

O Brasil é um dos principais destinos do mundo para quem busca esse tipo de roteiro turístico e o Paraná está à altura dessa classificação. Conheça a seleção preparada pelo Guia da Semana com lugares e atividades de aventura no Estado, prepare a mochila e aproveite!

Parque Estadual do Guartelá

No Parque Estadual do Guartelá está um importante patrimônio natural e arqueológico da região, o canyon Guartelá do Rio Iapó. Localizado no município de Tibagi, oferece trilhas que chegam a mirantes com vista para o canyon e cachoeiras. A indicação do parque é chegar de manhã para conseguir participar dos passeios disponíveis.

, PR-340 km 42 - (42) 3275-2269 Leia mais

Rafting

A Explore Turismo de Aventura oferece roteiros para prática de rafting em diferentes locais, um deles é no rio Tibagi, no Paraná. A atividade é voltada para iniciantes e intermediários e para grupos de no mínimo 10 e no máximo 15 pessoas. Seus instrutores seguem todas as normas de segurança para garantir tranquilidade durante as atividades.

Cicloturismo

A Roda Livre é uma empresa especializada em cicloturismo e trekking. Eles selecionam os melhores trajetos e trilhas para pedalar ou caminhar, garantindo pontos de interesse cultural, histórico ou natural aos turistas.

Parque Estadual Pico do Marumbi

Com quase 9 mil hectares, o Parque Estadual do Pico do Marumbi foi o berço do montanhismo brasileiro. Só é possível chegar lá via férrea ou a pé, permitindo ao visitante, seja qual for o meio de acesso, entrar em contato direto com a natureza. A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba. Alguns locais são acessíveis somente para montanhistas experientes, mas há opções de fácil acesso para qualquer visitante e com belíssimas paisagens.

Rapel em Prudentópolis

A Xetá Experiências ao Ar Livre oferece como um dos seus roteiro o rapel em Prudentópolis. A atividade guiada acontece sobre o Cânion do Rio Barra Bonita com cerca de 70 metros de altura. Ótimo para quem nunca teve contato com a prática de rapel. A empresa exige o mínimo de 2 pessoas para realizar o roteiro.

Bóia-Cross

Bóia-Cross é uma descida de rio bastante emocionante. A atividade, realizada pela Paraná Expedições, é feita em grupo ou individual. Os roteiros disponíveis são em Morretes, Antonina ou Cubatão.

Atualizado em 6 Set 2013.

Por Giulia Lacerda Molinari
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

6 praias desertas para conhecer no Sul da Bahia

Os destinos parecem ter saído de um filme de tão bonitos!

7 lugares paradisíacos para conhecer na Costa Verde, trecho que liga o litoral norte de SP ao sul do RJ

O trecho que liga São Paulo ao Rio de Janeiro possui algumas das praias mais bonitas do Brasil!

13 praias bem preservadas em SP para conhecer nesse verão

Quem disse que São Paulo não possui praias limpas e paradisíacas?

AquaRio vende ingresso antecipado com direito a um ano de visitação

Maior aquário da América do Sul inicia as vendas pela internet com valores entre R$ 60 e R$ 360

Além das praias, 7 lugares para aproveitar os dias mais longos do horário de verão no RJ

Veja onde dar aquela esticada e curtir o ar livre nas estações mais quentes do ano

9 lugares paradisíacos banhados pelo mar do Caribe que você precisa conhecer

Areia branca, águas cristalinas e cenários que parecem de filme