Guia da Semana

Já não é novidade para ninguém que a Liberdade é o reduto da cultura oriental em São Paulo. Além das lojas de mangás, restaurantes, templos, e feiras, o bairro ainda é sede de vários festivais comemorativos recorrentes ao longo do ano.

Festival das Flores, das Estrelas, do bolinho da prosperidade e o Toyo Matsuri estão entre os principais. Por isso, o Guia fez um resumo sobre tudo o que você precisa saber sobre cada um deles. Confira!

Hanamatsuri (Festival das Flores)

O Festival das Flores geralmente é realizado no sábado anterior à primeira lua cheia de abril em homenagem ao nascimento do Buda Xaquiamuni. Na Rua da Liberdade, uma estátua do Buda é colocada em um altar cercado por flores onde os visitantes podem fazer pedidos enquanto banham a estátua com chá. As flores representam o jardim Lumbini onde, segundo a crença, o Buda teria nascido.

Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas)

A celebração folclórica é uma das mais famosas não só no Japão como no Brasil. O Festival das Estrelas acontece em julho e se estende até agosto. As ruas da praça e de todo o bairro da Liberdade são decorados com bambus e papéis coloridos que representam as estrelas. Quem passa por ali pode escrever seus desejos em pedacinhos de papel e colocar nos bambus antes de apreciar o melhor da culinária oriental.

Toyo Matsuri (Festival Oriental)

Com a intenção de atrair visitantes e consumidores para o bairro da Liberdade na época que antecede o ano novo, o festival se mantém por todo o mês de dezembro se encerrando apenas para as festas de passagem de ano. Geralmente ele conta com diversas manifestações artísticas de danças típicas e shows. A decoração das ruas com bandeiras e mensagens de boa sorte deixa o cenário ainda mais interessante.

Moti Tsuki

Esse festival tem o nome mais curioso da lista. “Moti” significa bolinho de arroz e “Tsuki” traduz-se por socar. Na passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro as famílias se reúnem para preparar o bolinho de arroz o socando com um pilão. Como o trabalho é revezado por várias pessoas, ele representa a união e força que deve se manter ao longo de todo ano novo. Festas de confraternização e distribuição de saquinhos com os motis fazem parte na festa da Liberdade. Por culpa do fuso horário, o evento é programado para terminar às 12h do dia 31 de dezembro, coincidindo com a meia noite no Japão.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 23 Abr 2014.