Guia da Semana

Se você é um apreciador da cultura japonesa, não pode deixar de conhecer a tradicional “Feirinha da Liberdade”. Realizada aos sábados e domingos, das 9h às 18h, a feira reúne o melhor de cultura, artesanato e arte oriental em um só local. Claro que você só paga o que for comprar, visto que as barraquinhas são montadas em um ambiente aberto pertinho do metrô Liberdade.

A parceria entre a Prefeitura, o Sebrae, a Associação Comercial de São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) propiciou a criação da feira em 2001 como parte do programa “Viva Liberdade”.

Culinária

Opções não faltam. Se o seu foco é a culinária, aqui é possível encontrar tempurás, guiozas, sushis, os bolinhos ebityaki, camarão e, claro, yakisobas. Para os mais ousados, a sugestão é o espetinho de rã e o niguiri de inseto. Isso mesmo. No lugar onde estaria uma fatia de salmão ou atum coloca-se besouros e centopeias. Para acompanhar, nada como escolher uma das várias opções do tradicional saquê ou ficar na cerveja e no suco.

Artes e Artesanato

Apesar de ser mais conhecida pela culinária, a Feirinha da Liberdade traz ainda várias opções de artesanato e objetos para deixar sua casa em um clima mais nipônico. A cultura oriental tem grande ligação com aspectos religiosos e místicos. Por isso, a feira traz barracas que vendem símbolos, máscaras, estátuas, gnomos e incensos os quais tem algum significado espiritual.

Utensílios de bambu e peças de vestuário tradicionais como chinelos de palha e sapatilhas também são encontrados. As luminárias feitas à mão e lanternas que projetam imagens estão entre os utensílios mais procurados, assim como as cortinas e persianas com símbolos japoneses.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 28 Abr 2014.