Guia da Semana

Além de ser a maior cidade da América Latina, São Paulo é também uma das mais cosmopolitas. Basta uma volta pela cidade para encontrar imigrantes das mais variadas nacionalidades que tornam a metrópole ainda mais interessante.

Alguns casos são tão extremos que bairros se apresentam como verdadeiros recantos de outros países no Brasil. É o caso da Liberdade, por exemplo. Pensando nisso, o Guia da Semana separou os principais festivais regionais que acontecem em São Paulo para você que quer ter uma experiência diferente sem se preocupar com passaporte.

Festa do Imigrante

Organizada há 19 anos pelo Museu da Imigração, a Festa do Imigrante tem papel fundamental no resgate da história de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás desde final do século XIX.

Comidas típicas e aspectos culturais de vários países se reúnem aqui e oferecem uma oportunidade única aos visitantes. É possível aprender diferentes danças típicas, comprar peças de artesanato e muito mais em apenas uma dia.

Japão

A cultura japonesa é uma das que mais tem influência na rotina paulistana. Não é por acaso que a cidade abriga o Museu da Imigração Japonesa e o bairro da Liberdade. É claro que festivais de homenagem ao país não faltam por aqui.

O Tanabata Matsuri e o Toyo Matsuri são os mais tradicionais e oferecem o melhor da cultura japonesa, especialmente da culinária. No Tanabata, o bairro fica decorado com bambus e papéis coloridos onde os visitantes podem deixar recados de sorte. Ele acontece entre julho e agosto.

O Toyo é a celebração que visa atrair visitantes para o bairro na época do Ano Novo. Ele se inicia em dezembro e fica até a passagem do ano. Geralmente ele conta com diversas manifestações artísticas de danças típicas e shows. A decoração das ruas com bandeiras e mensagens de boa sorte deixa o cenário ainda mais interessante.

Alemanha

Os alemães também estão em peso na capital paulistana. Os grandes festivais que reúnem o melhor da cultura alemã são o MaiFest e, claro, o Oktoberfest SP.

O Maifest acontece em maio e fecha o quadrilátero entre as ruas Ruas Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Barão do Triunfo e Bernardino de Campos, todas no bairro do Brooklyn. Ele comemora a primavera alemã e é repleto de boas cervejas, comidas típicas e atrações artísticas do país.

O Oktoberfest já é um velho conhecido de todos aqueles que gostam de boas cervejas. Ele é um dos eventos que mais atraem pessoas no mundo e faz muito sucesso em São Paulo, mesmo não tendo o mesmo tamanho da edição em Blumenau, por exemplo.

Itália

A Festa de Nossa Senhora Achiropita é uma das mais tradicionais no que se refere à cultura italiana em São Paulo. Nada mais justo do que escolher um lugar tão tradicional quanto a festa para ser a sede: o bairro do Bexiga.

Todos os finais de semana de agosto, quase mil voluntários trabalham na festa que atrai cerca de 250 mil pessoas. A culinária italiana é a maior atração por aqui. Segundo dados da própria organização, tem dias em que 12 mil fogazzas chegam a ser consumidas. O evento acontece na Rua Treze de Maio e toda a renda é revertida para obras sociais.

Árabe

Um dos principais acontecimentos da cultura do Oriente Médio pode ser encontrada no Festival Sul Americano de Cultura Árabe. O evento já teve 5 edições e sempre traz grandes atrações de dança e música. Além disso, palestrantes conceituados ministram discussões sobre o mundo árabe oferecendo uma outra visão. O melhor de tudo é que as atrações são, em sua maioria, gratuitas.


Por Ezio Jemma

Atualizado em 5 Ago 2014.