Guia da Semana

Apesar de ser relativo de pessoa para pessoa, pode-se chegar a um consenso geral sobre qual é a melhor época para ir à Disney. Por ser o parque mais famoso e requisitado do planeta, quem é de outros países deve se programar bastante para aproveitar bem a viagem com o mínimo de imprevistos possível.

+ Veja toda a programação grátis de SP
+ Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias

Pensando nisso, o Guia da Semana fez um descritivo de como é o parque em cada mês. Se você prefere o calor, vá de maio a julho, mas cuidado para não perder muito tempo nas filas. Dizem que o melhor período é de setembro a novembro, já que não fica tão lotado e a temperatura não é tão alta.

Confira:

Janeiro – Bom para quem tem filhos
O dia primeiro de janeiro é lotado e fica assim até o domingo seguinte. Depois, os parques ficam relativamente vazios. Tome cuidado com o dia de Martin Luther King na terceira segunda-feira de janeiro. Pode fazer muito frio em Orlando em janeiro, portanto, compre nos outlets que têm preço bom.

Fevereiro – Razoável
O principal feriado de fevereiro é a President's Week, na semana da terceira segunda-feira, que faz as filas ficarem insuportáveis. Como as aulas começam no início de fevereiro, a grande vantagem para quem tem filhos é poder ir na semana do Carnaval (se não coincidir com a President's Week).
Março – Não vá
O início do Spring Break, em meados de março, marca o começo de uma das temporadas mais cheias dos parques. Evite esse mês, mas, se for inevitável, opte pela primeira quinzena.
Abril – Não vá
O movimento dos parques só melhora a partir da segunda semana, com o fim do Spring Break, mas mesmo assim não retorna para os bons níveis de janeiro. E, na semana da Páscoa, lota tudo de novo. Definitivamente, abril é um mês para ser evitado.


Maio – Razoável
Maio é razoável. As filas são moderadas e só pioram no final, próximo ao Memorial Day – na última segunda-feira do mês. Para quem não curte frio, a temperatura a partir desse mês já é bem melhor. É um mês em que costumam ocorrer congressos e eventos nos parques, o que pode causar aumentos pontuais nas filas.
Junho – Razoável
No final de junho começam as férias escolares americanas, lotando os parques. As primeiras semanas do mês são razoáveis, mas meses melhores. A quantidade de dias chuvosos aumenta significativamente.
Julho – Lotado, apenas para quem tem filhos e odeia frio
Julho é disparado o mês mais cheio dos parques por causa das férias escolares americanas. A grande vantagem desse mês sobre janeiro e dezembro é a temperatura, pois as crianças podem se divertir nos parques aquáticos e nas atrações que molham. É também o mês mais chuvoso.

Agosto - Não vá
Salvo algum fator particular, não há motivo para ir em agosto. Os parques ainda estão cheios, pois as férias escolares só acabam no final do mês, e as crianças brasileiras estão na escola. Além de chover muito.
Setembro – Excelente
Após o Labour Day (primeira segunda-feira), começa a melhor época do ano, que vai até antes do Thanksgiving, em novembro. Parques vazios, temperatura agradável e preços baixos. A Disney costuma fazer promoções nos seus hotéis nessa época. Dê preferência à segunda quinzena, pois a probabilidade de chuva é menor. A única ressalva é que setembro é o pico da temporada de furacões. Apesar de serem raros em Orlando, podem complicar os voos que passam pela região do Caribe, ou seja, todos os voos que vêm do Brasil.
Outubro – Excelente
Ótimo mês para ir aos parques. O Columbus Day, na segunda segunda-feira do mês aumenta as filas por dois ou três dias mas não chega a incomodar. O Haloween, no último dia, não afeta em nada o fluxo. Menos possibilidades de chuvas e de furacões comparado ao mês anterior, e a temperatura começa a baixar. É o mês do Food and Wine Festival, no Epcot, uma festa para os amantes da gastronomia.

Novembro – Excepcional
Para quem não tem restrições para tirar férias, novembro talvez seja o melhor mês do ano para ir à Disney. A temperatura começa a ficar mais fria e há menos chuvas. A exceção é o período de Thanksgiving, celebrado na quarta quinta-feira do mês, que faz os parques lotarem desde o domingo anterior ao feriado. Mas nas três primeiras semanas, as filas são bem pequenas e o feriado do Veteran's Day não afeta o fluxo.
Dezembro - Bom para quem tem filhos
Dezembro é bem parecido com janeiro, com parques vazios e temperaturas baixas. Obviamente, a semana entre o Natal e o Ano Novo e finais de semanas adjacentes deve ser evitada a todo custo. Mas a primeira quinzena, após o Thanksgiving, é bem agradável e ainda conta com as decorações natalinas dos parques.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 27 Ago 2013.