Guia da Semana

Alice gostava tanto da pracinha perto de sua casa que em 2008, quando estava prestes as completar quatro anos, pediu para sua mãe, Cecilia Lotufo, uma festa de aniversário ali mesmo. Claro que não haveria nenhum problema se a pracinha e os brinquedos estivessem em boas condições, mas como não era o caso, Alice e Cecilia entraram em um acordo. Alice teria que abrir mão de todos os seus presentes de aniversário para ter seu desejo realizado.

Foi então que Cecilia foi atrás da vizinhança para e da sub prefeitura para que os parquinhos da Praça François Berlanger fosse consertado. E não é que deu certo? Elas conseguiram reformar os brinquedos e assim, todas as crianças do bairro ganharam um parquinho novo.

Essa é a história do nascimento do Movimento Boa Praça, grupo formado por moradores da Zona Oeste de São Paulo que acredita que é possível viver em uma cidade melhor. “Nosso objetivo é mobilizar as pessoas para ocupar e revitalizar espaços públicos, em especial as praças de nossos bairros. Queremos devolver a elas seu propósito inicial. Queremos que voltem a ser locais de convívio, lazer, debate e inclusão”, de acordo com o site do movimento.

Atualmente, o Movimento Boa Praça realiza piqueniques em todo último domingo do mês com atividades culturais que vão desde exibições de filmes, feiras de trocas, jogos, oficinas, apresentações musicais até mutirões de plantio, de catação de lixo e de reparos.

“A ideia é que durante esses encontros, as pessoas do entorno possam curtir um bom momento ao ar livre, conhecer seus vizinhos e, assim, ajudar a pensar e a construir uma cidade mais segura e humana”, segundo o site oficial do grupo.

Além dessas programações, os moradores integrantes do grupo dialogam constantemente com o poder público e com empresas e instituições para “promover melhorias e zelar pelos espaços coletivamente”.

Movimento Boa Praça está presente nas praças François Belanger, Amadeu Decome, Paulo Schiesari e Antonio Resk. Todas elas estão localizadas entre os bairros Lapa e Pinheiros.

Para saber mais sobre a programação acesse a página do Movimento Boa Praça no Facebook.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 24 Abr 2014.