Guia da Semana

São Paulo vai entrar de vez no clima de natal. O Natal Iluminado, com início marcado para 29 de novembro, é o evento mais esperado dessa época do ano e vai trazer várias atrações que deixarão a cidade ainda mais bonita. A previsão é que mais de 2,5 mil árvores sejam iluminadas e que sejam utilizadas 7 milhões de lâmpadas.

No próprio dia 29, a celebração de um Ato Ecumênico na Catedral da Sé dá início à edição desse ano. Presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, a cerimônia tem início às 18h e será seguida pela apresentação da Sinfônica Heliópolis e Coral da Gente, às 19h. Em seguida, um espetáculo de som e projeções de imagens na fachada da Catedral encerram o evento.

Pontos Iluminados e atrações

As atrações para este ano estão ainda melhores do que em 2013. A tradicional Árvore do Ibirapuera deve ser inaugurada no dia 13 de dezembro com 54 metros de altura e 30 metros de diâmetro. Ela é um dos pontos preferidos dos paulistanos, recebendo cerca de 200 mil visitantes todos os anos.

Dentre os pontos iluminados estão: Vale do Anhangabaú, Praça João Mendes, Av São Luis, Av. 23 de Maio, Praça da Sé, Clube Tietê, Praça Roosevelt, Largo do Cambuci, Praça Campo de Bagatelle, Av. Pompéia, Av. Rebouças, Av. Dr. Arnaldo, Largo São Francisco, Largo do Paissandu, Rua Gen. Osório X Av. São João, Rua Oscar Freire e muitas outras

A partir de 1º de dezembro também estarão instaladas as famosas árvores de LED. Locais como Vale do Anhangabaú, Av.23 de Maio, Radial Leste e Largo da Batata vão recebê-las. O Papai Noel de Bicicletas também está garantido no Viaduto do Chá.

O recém inaugurado Centro Esportivo e de Lazer Tietê também vai receber uma programação especial entre o dia 6 e 20 de novembro. gincanas natalinas, apresentação de circo e diversas atividades que misturam esporte com o Natal prometem animar o clima por aqui.

Projetos Especiais

- Ponte Governador Orestes Quércia (Estaiadinha): dezenas de estrelas de 2 metros revestidas com mangueiras luminosas vão enfeitar o local. A iluminação finciona das 19h às 5h até o dia 6 de janeiro.

- Ponte Estaiada: a iluminação da ponte mais famosa da cidade funciona entre os dias 8 de dezembro e 6 de janeiro de 2015 das 19h às 5h.

- Rua Oscar Freire: entre os dias 30 de novembro e 6 de janeiro, a rua mais elegante da cidade receberá cerca de 110 copas de árvores naturais iluminadas com cerca de 800 “pingos” de luz.

- Fonte Multimídia (Lago do Ibirapuera): ao melhor estilo do hotel Bellagio, o lago vai trazer shows diárias da tradicional dança das águas (coreografia da fonte junto com música). As apresentações acontecem às 20h30 e às 21h, com duração de 30 minutos. O espetáculo começa em 1º de dezembro e acaba em 6 de janeiro.

- Palco na Av. Paulista: claro que não poderia faltar o tradicional palco da Av. Paulista. As guirlandas nos postes e no canteiro central também serão inaugurados no dia 7 de dezembro.

- Trenó do Papai Noel: nos dois finais de semana que antecedem o Natal, o trenó será puxado por bicicletas em plena Av Paulista. Aos sábados, o veículo ficará estacionado na Praça dos ciclistas.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 13 Nov 2015.