Guia da Semana

Uma das principais capitais de todo o país completa 460 anos em 2014. Para celebrar este aniversário repleto de mudanças e histórias, conversamos com o curador de um site e fanpage especializado nos primórdios da capital paulista: Douglas Nascimento, do São Paulo Antiga.

+ Confira a programação do centro da cidade
+ Confira o especial do Aniversário de São Paulo

Há três anos no ar, o site São Paulo Antiga é quase como um túnel do tempo da cidade: nele encontramos momentos congelados de uma cidade que em muito já se transformou e evoluiu.

Quando perguntado sobre as origens de tantas imagens, Douglas revela seu segredo: “Eu sou um colecionador de fotografias. Então eu tenho um acervo pessoal que já passa de 5 mil slides, isso sem contar fotografias em papel e fotografias digitais também.”. Além do acervo, o site também conta com a participação dos leitores através do envio de fotos para álbuns específicos no Facebook.

As transformações paulistanas

Mesmo lidando diariamente com imagens, o curador não hesita para responder qual seria a sua favorita: “Eu gosto muito de uma foto da Praça da Sé da década de 60. Ela mostra uma Praça da Sé colorida, com ônibus funcionando diante da igreja e com um prédio que é muito moderno e que hoje não existe mais”

“E tem também uma foto da Avenida São João na década de 70. É uma foto colorida que mostra um ônibus bem de frente. É uma das mais curtidas e também uma das que mais gosto.”

Como a cidade muda e não para de crescer desde sua fundação, perguntamos também qual a mudança mais perceptível que ocorreu na cidade. Para nossa surpresa, ele faz uma declaração que apesar de óbvia, muitos de nós não conseguimos reparar: “(...) eu tô achando a cidade cada vez mais feia. Antigamente nós tínhamos uma variedade arquitetônica muito maior. Arquitetos que realmente ousavam para fazer uma cidade bem diferente.”

E ele complementa: “Você vê um monte de prédios tudo bege, tudo igual, todos com o mesmo tipo de sacada, todos com o mesmo tipo de gradil. Parece que a criatividade ficou no passado.” – a respeito dos prédios residenciais de que se espalham pela cidade.

Conhecendo São Paulo

Para quem ainda não sabe por onde começar a conhecer uma cidade tão grande como São Paulo, Douglas dá algumas dicas. “Eu indicaria ir no Museu Paulista, que a pessoa pode conhecer um pouco da história não só de São Paulo, mas do Brasil. Outro lugar para você conhecer um pouco da cidade de São Paulo é indo ao Centro. Para ser mais específico: Rua Direita, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Rua da Quitanda... essas ruas que permitem conhecer como a cidade começou”

Quando perguntado sobre seu lugar favorito da grande metrópole, a resposta não poderia ser muito diferente da anterior. “O meu lugar favorito de São Paulo é realmente o Centro. O lugar que eu mais gosto de passear são as ruas Libero Badaró e a Avenida São João. Na Libero Badaró eu posso observar os grandes prédios de São Paulo: o Altino Arantes, o Martinelli e o prédio do Banco do Brasil. Acho que não há melhor lugar para você sentir o poder da riqueza de São Paulo como no meio desses três prédios”.

Por Leila Vieira

Atualizado em 20 Jan 2014.