Guia da Semana

O Carnaval 2015 em São Paulo promete ser bem agitado e tem opções de programas para todos os gostos: tanto para quem curte a folia quanto para quem não gosta da muvuca e quer passeios mais tranquilos.

Ficou na capital e não faz ideia do que fazer? O Guia da Semana preparou um roteiro do que há de melhor para fazer durante o feriado. Confira:

Para quem curte a folia

Desfile das escolas de samba do Grupo Especial

Os desfiles das escolas de samaba acontecem na sexta-feira e sábado, 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi. A Mancha Verde abre o desfile de sexta, às 23h15 e Nenê de Vila Matilde encerra o primeiro dia, às 6h15.

Já no sábado, quem faz a abertura é Unidos de Vila Maria, às 22h30 e quem encerra é X-9 Paulistana, às 5h10.

Já o grupo de acesso, desfila no domingo, 15 de fevereiro, com a Independente fazendo a abertura, às 22h e a Pérola Negra fechando, às 4h.

Carnaval de rua

A cidade tem uma extensa programação para os foliões. Blocos como Cordão Carnavalesco Confraria do Pasmado e Tarado Ni Você estão programados para desfilar pelas ruas de São Paulo durante o feriado. Não dá para perder.

Carnaval na TV ou internet

Vai ficar em casa bem tranquilo e quer mesmo é acompanhar a folia do sofá? Emissoras como a Rede Globo, Band e SBT transmitem, além dos tradicionais desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro, os famosos Carnavais do Nordeste.

Para quem não curte folia

Filmes em cartaz no Carnaval

Que tal um cineminha? Para quem está de olho no Oscar, esta é a última chance de conferir os indicados: “Birdman”, “O Jogo da Imitação” e “Sniper Americano”. Esses são alguns dos favoritos que ainda estão em cartaz.

Quem procura algo um pouco mais apimentado não pode perder o romance "Cinquenta Tons de Cinza", adaptação do livro de mesmo nome. Já para quem busca algo mais despretensioso, para rir ou mergulhar na ação, as dicas são “Bob Esponja – Um Herói Fora D’água”, “O Destino de Júpiter” e “Um Santo Vizinho” – drama estilo feel good que ganha pré-estreias neste fim de semana.

Shows durante o feriado

O que você quer mesmo é ouvir boa música, mas passar bem longe do axé e das marchinhas de Carnaval? Então fica ligado, porque vai rolar muito show legal em São Paulo. Tem Zeca Baleiro no Sesc Santana, Ira! no Sesc Pinheiros, Amado Batista no Santana Hall e muito mais.

Exposições

Aproveita que a cidade não está tão cheia e visite exposições. A exposição do hiper-realista Ron Mueck na Pinacoteca está simplesmente incrível e fica em cartaz até dia 22 de fevereiro.

Atualizado em 14 Fev 2015.