Guia da Semana

Nada como curtir a chegada da Primavera em belos lugares ao céu aberto. E, mesmo em São Paulo, é possível encontrar locais com lindas paisagens verdes e floridas para se apreciar.

+ Passeios legais perto do metrô
+ Programação grátis em São Paulo

Aproveite a chegada da nova estação para conhecer parques com muito verde, lugares para comprar flores, jardins espetaculares e até uma trilha de olhos vendados: tudo isso no Estado de São Paulo.

Jardim Botânico de São Paulo



Com aproximadamente 360 mil metros quadrados de área verde, o Jardim Botânico é repleto de plantas nativas e exóticas, que são parte da reserva de Mata Atlântica. O orquidário e a estufa são locais imperdíveis para se visitar durante o passeio, ainda mais na Primavera.

Casa das Rosas

Na estãção das flores, impossível não visitar a Casa das Rosas, na região da Paulista. O casarão, que é um dos cartões-postais de São Paulo, recebeu esse nome pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. O jardim continua lindo, especialmente nesta época do ano.

Holambra


Fora da capital é possível conhecer um dos passeios mais belos quando o assunto é flor. Conhecida como a cidade das flores, Holambra é uma microrregião de Campinas. A cidade hoje possui a maior produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Chácara das Flores

O parque foi criado para preservar a mata nativa que se encontrava em estado de regeneração e em sua área há também lagos e nascentes.

O ar puro do lugar se deve a vegetação composta predominantemente por remanescente de Mata Atlântica e áreas ajardinadas. No local encontram-se espécies como angico-vermelho, aroeira-mansa, bambu-gigante, cajá-manga, cedro, jabuticabeira, jerivá, maricá e tapiá-guaçu.

Feira de Flores do CEAGESP

Não é só de frutas e verduras que o centro atacadista é composto. O local também abriga a maior Feira de Flores e Plantas do país. Realizada no pavilhão MLP de segunda a sexta, esta feira reúne cerca de 1.100 produtores de flores, plantas, grama e mudas e apresenta uma área especial para acessórios e artesanato.

O passeio é uma ótima opção para quem gosta de ter plantas e flores em casa. As rosas são vendidas em maços de 60 botões, violetas em caixas de 15 unidades, assim como as mudas, mas também é possível encontrar maços menores e outras variedades de flores e plantas vendidas por unidade.

Parque Shangrilá

Implantado próximo à Represa Billings, o parque fica dentro da Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia. Ou seja, mais uma boa dica para quem quiser relaxar e curtir a natureza com a chegada da Primavera.

O projeto tem como objetivo preservar o patrimônio ambiental da cidade a partir da aquisição de áreas verdes potenciais e estratégicas, preservar e enriquecer a biodiversidade da cidade e proteger a represa, implantando um sistema de gestão adequado. Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e eucaliptal com sub-bosque onde foi realizado o plantio de mudas de árvores. Destacam-se aroeira-mansa, caá-açu, cabuçu, camboatá, cedro, cuvitinga, embaúba-vermelha, guaçatonga, jerivá e tapiá-guaçu.

Trilha sensorial no Parque Ecológico Guarapiranga

Localizado às margens da Represa de Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, o Parque Guarapiranga possui um área de aproximadamente 52.600 metros quadrados, com muitos eucaliptos remanescentes do reflorestamento anterior a sua criação.


Na trilha sensorial, os participantes passam por um caminho de 65 metros de olhos vendados, guiados por monitores do local. Após a experiência realizada em grupo, os participantes se reúnem em círculos e contam suas percepções. Os passeios são recomendados para pessoas de qualquer idade e devem ser agendados e acontecem de terça a domingo, das 8h30 às 16h.

Por Marina Marques

Atualizado em 10 Set 2014.