Parques no Rio de Janeiro

Guia da Semana traz lista dos principais parques cariocas, locais que ficam ainda mais em alta na estação mais quente do ano, o Verão

Última publicação: 02/02/2012

  • Jardim Botânico, no bairro homônimo, realiza estudos de vegetais

    Jardim Botânico, no bairro homônimo, realiza estudos de vegetais
    Créditos: Rodrigo Soldon

  • Parque da Cidade também é conhecido como Parque da Gávea

    Parque da Cidade também é conhecido como Parque da Gávea
    Créditos: Rodrigo Soldon

  • Parque Nacional da Tijuca está localizado a 20 km do centro do Rio

    Parque Nacional da Tijuca está localizado a 20 km do centro do Rio
    Créditos: Wikipédia

Grande cartão-postal do Brasil, dono de conhecidos pontos como o Cristo Redentor ou mesmo o Arcos da Lapa, o Rio de Janeiro se destaca ainda por sua recheada lista de parques. 

Para quem quer ficar em contato com a natureza, por exemplo, a opção é passar algumas horas no Jardim Botânico. Se a ideia é ver animais, a dica é conhecer o Jardim Zoológico do Rio.

Confira lista com dez opções de parques no Rio:

Jardim Botânico
Jardim Botânico tem hoje mais de oito mil tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. Possui dois museus, o Botânico e a Casa dos Pilões. Outras atrações são as estufas, o orquidário e o bromeliário. Oferece lanchonete, biblioteca e lojas e, para as crianças, um parquinho.

Parque Quinta da Boa Vista
O parque da Quinta da Boa Vista é a antiga residência da realeza. Abriga em sua extensa área o Jardim Zoológico da cidade, o Museu Nacional e o Museu da Fauna, sendo um dos maiores parques urbanos da cidade.

Sobre a arquitetura presente, destacam-se o Templo de Apolo, o busto de Glaziou, as estátuas em bronze de D. Pedro II e da Imperatriz Leopoldina e um pagode japonês (tipo de templo).

Parque Natural Municipal Bosque da Barra


Créditos
: Juliana Coutinho

Bosque da Barra possui uma área equivalente a 50 campos de futebol e é um dos pontos mais visitados da zona oeste do Rio de Janeiro. Possui equipamentos para a prática de esportes e atividades recreativas, como alamedas para cooper e caminhada, um lago e trilhas.

Parque Brigadeiro Eduardo Gomes - Aterro do Flamengo
Mais conhecido como Aterro do Flamengo, o parque oferece mais de 1.000.000 m² de Mata Atlântica e sua extensão vai do Aeroporto Santos Dumont até a enseada de Botafogo.

Para lazer, os destaques são o Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá e a Praia do Flamengo. Aos finais de semana, as pistas são fechadas e ficam ideais para quem gosta de praticar esportes.

Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Tijuca reúne espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica. É por ele que se chega à estátua do Cristo Redentor. Abriga a Pedra Bonita (Pedra da Gávea) e a Serra da Carioca, além de atrações como Cascatinha Taunay,Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, entre outros.

Parque Lage
Localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, o Parque Lage tem espaço apropriado para piqueniques e brincadeiras ao ar livre com jardins em formas geométricas e pequenas grutas

As trilhas levam os visitantes a recantos com vegetação e possibilitam caminhadas ecológicas que incluem um atalho para o Cristo Redentor. Eventualmente, pode-se desfrutar da companhia dos micos que transitam pelas árvores do parque. 

Parque Penhasco Dois Irmãos

Créditos: FFurtado

Parque do Penhasco Dois Irmãos tem um mirante que dá vista para cartões-postais cariocas,  como as praias de IpanemaLeblonSão ConradoPraia do Arpoador e do Cristo Redentor.

Oferece opções de esportes radicais e de trilhas guiadas por profissionais especializados, que devem ser agendadas com antecedência. Além disso, a região também conta com um pequeno teatro de arenaquadras de futebol playgrounds.

Parque Estadual da Pedra Branca
Parque Estadual da Pedra Branca é a maior floresta em área urbana do mundo. Seu ponto culminante é o Pico da Pedra Branca. Possui uma rica fauna e mais de 200 espécies de flores e plantas.

Abriga a capela de São Gonçalo do Amarante, construída em 1625, e a Igreja de Nossa Senhora de Monserrat, datada de 1776.

Parque da Cidade
Parque da Cidade (ou da Gávea) funciona na antiga propriedade do Marquês de São Vicente. Abriga o Museu Histórico da Cidade e se estende até as proximidades do Parque Nacional da Tijuca. Parte dessa área é dominada por matas fechadas, enquanto o restante possui jardins a céu aberto cortados por um córrego represado.

Parque Estadual do Grajaú
Parque Estadual do Grajaú se estende até os limites do Parque Nacional da Tijuca. Um dos principais pontos do parque é a Pedra do Andaraí, que fica a 444 metros de altitude e tem forma piramidal, atraindo um grande número de alpinistas.

RIOZOO - Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro
Conta com mais de 2 mil animais de cerca de 400 espécies, entre répteis, mamíferos e aves. O local abriga espécies raras e ameaçadas de extinção, caso do urubu-rei e da ararajuba.

O zoológico oferece restaurante, lanchonete, biblioteca, auditório, anfiteatro com capacidade para 100 pessoas, playground com área para festas, roteiros guiados, rampas e estacionamento.

Emerson Viana redator(a)

Estabelecimentos

Comentários

Destaques do guia