Guia da Semana

Passeios imperdíveis no Rio de Janeiro

Dicas para curtir a visita à Cidade Maravilhosa

O Rio permanece imbatível como principal destino brasileiro no turismo para lazer, e a procura só aumenta. Em 2012, 1.164.187 visitantes de outros países estiveram na Cidade Maravilhosa, 11,4% a mais do que no ano anterior. Já no turismo doméstico, a cidade recebe mais de 5 milhões de pessoas ao ano.

+ Confira nossas dicas para aproveitar Belo Horizonte

O Carnaval carioca, as praias e pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor fazem a fama do Rio de Janeiro, além de vários outros passeios imperdíveis.

Confira:

Os símbolos da cidade


O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor são os pontos turísticos do Rio de Janeiro mais famosos em todo o mundo, e vale conhecê-los em pelo menos uma das visitas à Cidade Maravilhosa. 

O bondinho envidraçado leva em poucos minutos os visitantes ao Morro da Urca, que conta com restaurante, bares, lojas, lanchonete e anfiteatro. Em seguida, um outro teleférico transporta os turistas ao Pão de Açúcar, de onde é possível ter uma visão de 360º da Cidade Maravilhosa.

O Cristo Redentor, por sua vez, é a maior imagem de Jesus do mundo, com 38 metros e oito de pedestal. Fica no Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Além de apreciar o monumento, de lá também se pode ter uma vista panorâmica da capital carioca.

As praias


Há praias para todos os gostos no litoral carioca. A Praia de Copacabana, além de ficar perto de hotéis, restaurantes e bares famosos, recebe shows e eventos como a tradicional queima de fogos do Réveillon. Ipanema, homenageada na música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, é point de paquera.

Famosos podem ser vistos facilmente nas areias da Barra da Tijuca e do Leblon. Para quem curte surfar, a Praia do Arpoador e a Praia da Reserva são boas opções. 

Boemia


O bairro da Lapa é, desde o início do século XX, o maior reduto dos boêmios do Rio de Janeiro.  Possui muitos bares, rodas de samba, baladas e famosas casas de show como o Circo Voador, o Teatro Odisséia e a Fundição Progresso.

O local também possui pontos turísticos como a colorida Escadaria Selarón, os Arcos da Lapa, o Museu da Imagem e do Som e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Destino.

Paisagens com história


Criado em 1808 por D. João VI, o Jardim Botânico possui mais de oito mil tipos de plantas, orquidário, bromeliário, além das altas palmeiras imperiais.  No local, há dois museus: o Botânico, com documentos sobre o assunto, e a Casa dos Pilões, antiga fábrica de pólvora que possui escavações arqueológicas.

O Parque Lage, por sua vez, foi construído em 1849 e possui uma antiga mansão, projetada por Mario Vodrel. Os jardins em formas geométricas e as pequenas grutas fazem parte dos 52 hectares de área verde. 

Museus


O Rio de Janeiro tem dezenas de museus, sendo o MAR - Museu de Arte do Rio, fundado no início de 2013, o mais novo deles. As suas exposições pretendem promover uma leitura transversal da história da cidade, através de obras de arte.

O MAM - Museu de Arte Moderna, além de sua coleção de mais de 15 mil obras, chama a atenção pelo projeto arquitetônico de Affonso Eduardo Reidy e pelo paisagismo de Burle Marx. O Museu Nacional de Belas Artes, por sua vez, possui a maior e mais variada coleção brasileira do século 19.

Entre os museus históricos, destaca-se o Museu da República, no Palácio do Catete, com objetos pessoais de todos os presidentes do Brasil, além de obras de arte e de mobiliário. No local encontra-se o dormitório particular de Getúlio Vargas, onde ele se suicidou em agosto de 1954. 

Atualizado em 5 Jun 2013.

Por Gisele Navarro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

6 praias desertas para conhecer no Sul da Bahia

Os destinos parecem ter saído de um filme de tão bonitos!

7 lugares paradisíacos para conhecer na Costa Verde, trecho que liga o litoral norte de SP ao sul do RJ

O trecho que liga São Paulo ao Rio de Janeiro possui algumas das praias mais bonitas do Brasil!

13 praias bem preservadas em SP para conhecer nesse verão

Quem disse que São Paulo não possui praias limpas e paradisíacas?

AquaRio vende ingresso antecipado com direito a um ano de visitação

Maior aquário da América do Sul inicia as vendas pela internet com valores entre R$ 60 e R$ 360

Além das praias, 7 lugares para aproveitar os dias mais longos do horário de verão no RJ

Veja onde dar aquela esticada e curtir o ar livre nas estações mais quentes do ano

9 lugares paradisíacos banhados pelo mar do Caribe que você precisa conhecer

Areia branca, águas cristalinas e cenários que parecem de filme