Guia da Semana

A cidade de Belo Horizonte possui uma grande quantidade de atrações turísticas, o que gera uma grande movimentação de pessoas que visitam a capital mineira para conhecer os seus encantos. Se você planeja visitar Belo Horizonte, então não pode deixar de conferir as dicas do Guia da Semana sobre pontos turísticos desta região.

+ Confira quais são os passeios imperdíveis para turistas em Brasília
+ Confira quais são os jardins mais bonitos de todo o Brasil

Neste artigo, você pode encontrar informações a respeito das melhores atrações turísticas de Belo Horizonte. São destacadas atrações variadas, entre as quais: arquitetura, praças, igrejas, museus, etc.

Abaixo você pode conferir as melhores atrações turísticas de Belo Horizonte:

Praças em Belo Horizonte

Se você curte bastante a natureza e está em busca de paisagens verdes, então não pode deixar de visitar pelo menos uma das praças de Belo Horizonte. A cidade dispõe de uma grande área verde com paisagens naturais mescladas com paisagens urbanas, o que é bem interessante e bonito de se ver.

A primeira recomendação é a Praça da Liberdade, que hoje abriga nas construções antigas e muito bem conservadas um Circuito Cultural composto pela Biblioteca Pública, Centro de Arte Popular, Arquivo Público Mineiro, Museu das Minas e dos Metais e muito mais. Nela você encontra área verde, muitas árvores, e ainda pode conferir estilos arquitetônicos de diferentes épocas vividas pela primeira cidade planejada do Brasil. Ao redor da praça estão situados importantes exemplos como o Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer.

A Praça Israel Pinheiro, conhecida popularmente como Praça do Papa, por ter recebido uma visita de João Paulo II, é uma das mais famosas da cidade. Por ser situada em um bairro mais alto, o bairro das Mangabeiras, a vista da cidade é magnífica. Além disso a praça é bem extensa e serve de palco para shows e eventos culturais como o ‘’I Love Jazz’’, famoso e consolidado evento que tráz à capital importantes e nomes do estilo. Durante o dia é um ótimo lugar para praticar atividades ao ar livre como o Slackline e também para fazer um piquenique.

A Praça da Estação também é palco de muitos eventos culturais como o Conexão BH, que já trouxe diferentes estilos de música e apresentações de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho da Viola. É também onde fica o Museu de Artes e Ofícios. A Praça da Estação está situada num importante corredor cultural da cidade, ao lado de espaços como a sede da Cia. de Teatro Espanca! e o Centro Cultural Centoequatro.

Além das praças já citadas, vale a pena visitar as seguintes: Praça Diogo de Vasconcelos, Praça da Assembleia, Praça da Bandeira, Praça Tiradentes, Praça Juscelino Kubitscheck, entre outras.

Cultura, Arquitetura e Igrejas em Belo Horizonte

Para quem busca atrações relacionadas à cultura, arquitetura e igrejas, as opções são bem variadas. A , é um dos cartões postais da cidade. Com linhas arredondadas, é obra que representa o talento e a ousadia de Oscar Niemeyer. É um ponto muito visitado por fazer parte do conjunto arquitetônico da Pampulha, região que abriga também o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube.

Ao visitar a Igrejinha e as outras obras da arquitetura dispostas em volta da Lagoa da Pampulha, aproveite para fazer uma caminhada e conhecer também o Parque Ecológico da Pampulha. Com uma grande área verde, oferece aos visitantes muito espaço para a prática de atividades físicas ao ar livre, área para piquenique e lanchonete.

Circuito Cultural da Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Com a construção do novo centro administrativo de Minas Gerais, os prédios históricos da praça foram cedidos para projetos culturais de grandes empresas que atuam em todo o estado como a Vale e o Banco do Brasil. Estes, colocaram em prática projetos que trazem mais conhecimento e experiências que agregam valor à história do povo mineiro.

O Museu Mineiro faz parte do circuito. Dispondo de um acervo de 2.600 peças, reúne arte sacra mineira, pinturas, documentos e objetos de valor histórico para todo o estado. Além disso, quadros e esculturas de outras instituições também integram parte do acervo, como móveis, utensílios domésticos e objetos de uso pessoal de importantes nomes mineiros, instrumentos de trabalho, insígnias e armaria.

O Conservatório da UFMG vale a visita. Seu acervo possui duas coleções permanentes, sendo elas a Brasiliana, que é composta por objetos de arte e raros documentos de grande valor artístico e históricos, e a coleção de Arte Contemporânea, que representa diretamente a arte mineira desde a década de 1960.

Ainda existem outras opções como o a Catedral da Boa Viagem e o Centro Cultural Serraria Souza Pinto.

Grutas em Belo Horizonte

Não deixe também de visitar pelo menos uma das grutas situadas em Belo Horizonte. As grutas naturais da capital mineira possuem uma paisagem inconfundível e, ao mesmo tempo, intrigante. São formadas por enormes estalagmites e estalagtites que chamam a atenção por seus tamanhos e formatos. Você ainda pode encontrar pinturas rupestres que datam de mais de 6 mil anos. Destacam-se a Gruta da Lapinha e a Gruta do Rei do Mato, que são as maiores da região.

Belo Horizonte é uma cidade muito interessante que oferece muitas opções turísticas. Além disso, a hospitalidade do povo mineiro é de se impressionar. Visitar os pontos citados neste possibilitará aos turistas experiências inesquecíveis. Bons passeios!

Atualizado em 16 Abr 2014.