Guia da Semana

Brasília é uma das cidades com mais projetos arquitetônicos renomados. Vale a visita, não apenas por ser a capital do país, mas pelos vários atrativos turísticos da região. Saiba que em Brasília você não irá encontrar muitas paisagens naturais, no entanto, a beleza e elegância da paisagem humanizada presente na cidade chama bastante atenção de quem a visita.

+ Veja nossas dicas de como comprar câmeras e lentes
+ Confira quais são os jardins mais bonitos de todo o Brasil

Caso queira visitar Brasília e conhecer os principais pontos turísticos da cidade, fique atento a este artigo, pois encontrará dicas, sugestões e informações referentes aos passeios imperdíveis do maior centro político brasileiro.

Logo abaixo você pode conferir os melhores passeios que podem ser feitos em Brasília:

Centro Político

Visitar Brasília e não conferir as diversas construções que fazem parte dos principais prédios governamentais do país é quase iimpossível. As opções são variadas e a quantidade de visitantes é grande, chegar cedo pode ser uma vantagem.

Você pode começar a sua visita à capital brasileira na Ponte JK, que liga o Plano Piloto ao Lago Sul, dando caminho para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Na mesma região você também pode visitar a Praça dos Três Poderes, um extenso espaço aberto onde estão situados os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: O Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Além disso, é importante destacar que a Praça dos Três Poderes ainda dispõe de outras atrações, entre as quais: as esculturas Os Guerreiros, do artista Bruno Giorgi, considerada um símbolo de Brasília, e A Justiça, outra escultura muito famosa,feita por Alfredo Ceschiatti. Nessa praça você ainda pode conferir a Pira da Pátria, Marco Brasília e o Panteão da Pátria que foi construído em homenagem a Tancredo Neves.

Depois de sair da Praça dos Três Poderes você pode ir ao Palácio do Itamaraty, uma das sedes do Ministério das Relações Exteriores. Vale destacar que lá está o maior hall sem colunas do mundo.

De lá você pode seguir para o Centro Político de Brasília pelo Memorial JK, museu que foi criado especialmente para homenagear o ex-presidente responsável, inclusive, pela fundação da cidade.

Complexo Cultural da República

No Complexo Cultural da República João Herculino você pode visitar o Museu Nacional Honestino Guimarães. Ele é utilizado para amostras de artistas renomados, e também para palestras, exibições de filmes, seminários, entre outros eventos. Nesse espaço você ainda pode visitar a Biblioteca Nacional que dispõe de nada menos que um acervo de 100 mil livros.

Outros Centros Culturais em Brasília

Brasília não se resume apenas à política brasileira, como exemplo, podemos apresentar o Pontão do Lago Sul, que além de bares, restaurantes e cafés, possui uma das mais belas vistas da cidade. Você ainda pode ver eventos culturais e esportivos além de se divertir com as crianças no parque feito especialmente para elas.

Com preço bastante acessível, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece um passeio cultural bastante rico em seu amplo espaço qur abriga diferentes exposições de arte.

Através do Museu de Valores do Banco Central você pode encontrar um grande acervo que conta os detalhes da história do dinheiro no Brasil.

O Teatro Nacional é outro ponto recomendável. Saiba que se trata do maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer. Nesse centro cultural você encontra belíssimas peças teatrais e concertos, além de exposições de artes plásticas.

Igrejas em Brasília

O Santuário Dom Bosco possui lindos traços arquitetônicos e uma história bem interessante: foi projetado por Carlos Alberto Naves em homenagem direta a São João Bosco, que descreveu por meio de uma profecia as características de uma cidade que muitos acham ser Brasília. Construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá a Ermida Dom Bosco é uma boa indicação para visita.

Outro destaque é a Igreja Nossa Senhora de Fátima, projetada por Oscar Niemeyer.

Passeios ao ar livre em Brasília

A natureza também está presente na urbanizada Brasília, e se você adora passeios ao ar livre atente-se às dicas:

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek é bastante visitado devido ao contraste entre natureza e a grande quantidade de prédios, asfalto e concreto. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer e a obra paisagística feita por Burle Marx, com obra urbanística desenvolvida por Lúcio Costa.

Outro local interessante é o Parque Nacional de Brasília, um parque rústico. Ele possui duas piscinas de água mineral e corrente, amplo espaço para fazer piqueniques e ainda oferece passeios e trilhas.

Com trilhas ecológicas, 33 cachoeiras, educação ambiental, rota das arvores entre outras atrações a Chapada Imperial é um santuário ecológico e natural que vale a pena ser visitado.

Visite também o Jardim Botânico de Brasília, o único do cerrado brasileiro. Nele você encontra mais de 4 mil hectares com trilhas, laboratório, herbário, jardim de cheiros e um mirante.

O Jardim Zoológico é bastante procurado, possui mais de 700 animais em sua reserva.

A cidade de Brasília possui um grande acervo cultural, várias atrações turísticas e lugares incríveis para conhecer. O grande contraste de paisagem urbanizada com atrações naturais é um encanto e vale a pena se conferido. Bom passeio!

Atualizado em 27 Nov 2013.