Guia da Semana

Brasília, a capital do país, é uma das cidades brasileiras com mais projetos arquitetônicos. Planejada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek e inaugurada em 1960, a cidade conta com diversos pontos turísticos que merecem ser visitados.

Para você que vai a Brasília assistir aos jogos da Copa do Mundo 2014, o Guia da Semana listou algumas atrações que você precisa conhecer:

CENTRO POLÍTICO DE BRASÍLIA

Comece sua visita pela bela Ponte JK, que liga o Plano Piloto ao Lago Sul e siga para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. De lá, visite a Praça dos Três Poderes, um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).

Além dos palácios, a Praça dos Três Poderes, inclui as esculturas “Os Guerreiros”, de Bruno Giorgi, considerado um símbolo de Brasília, e “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, em frente ao STF. Lá é possível ver ainda a “Pira da Pátria” e o “Marco Brasília”, em homenagem ao ato da Unesco que considerou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Ainda na Praça dos Três Poderes fica o Panteão da Pátria, monumento construído em homenagem a Tancredo Neves.

Saindo da Praça dos Três Poderes, visite o Palácio do Itamaraty, uma das sedes do Ministério das Relações Exteriores, que possui o maior hall sem colunas do mundo. De lá, siga para a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que foi projetada para ser um centro ecumênico, mas funciona como Igreja Católica desde 1970. Além da belíssima arquitetura da igreja, também é possível ver a Via Sacra de Di Cavalcanti em seu interior. Termine sua visita ao Centro Político de Brasília pelo Memorial JK, museu em homenagem ao ex-presidente que fundou a cidade.

COMPLEXO CULTURAL DA REPÚBLICA

Aproveite sua viagem a Brasília para visitar também o Complexo Cultural da República João Herculino, que abriga o Museu Nacional Honestino Guimarães, espaço utilizado para mostras itinerantes de artistas renomados, palestras, exibição de filmes, seminários e outros eventos. No Complexo também está a Biblioteca Nacional, que conta com um acervo de mais de 100 mil livros.

CENTROS CULTURAIS

Uma das vistas mais bonitas de Brasília está no Pontão do Lago Sul, local que abriga bares, restaurantes e cafés. O Pontão também realiza eventos culturais e esportivos e possui um parque para crianças.

O Centro Cultural Banco do Brasil é outro passeio cultural que vale a pena em Brasília. O espaço multidisciplinar abriga as diferentes expressões da arte a um preço acessível. Também é interessante conferir o acervo do Museu de Valores do Banco Central, que conta a história do dinheiro no Brasil.

E, claro, não deixe de visitar o belíssimo Teatro Nacional, maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer. Além de peças de teatro e concertos, o local também é palco de exposições de artes plásticas.

IGREJAS

Além da Catedral Metropolitana, visite também o Santuário Dom Bosco, que além de ser lindo, tem uma história curiosa. Projetado por Carlos Alberto Naves, é uma homenagem a São João Bosco, que descreveu, em uma profecia, as características de uma cidade que muitos atribuem a Brasília.

Aproveite o mesmo passeio para conhecer também a Ermida Dom Bosco, uma pequena capela projetada por Oscar Niemeyer e construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá.

Outra igreja projetada por Niemeyer em Brasília é a Igreja Nossa Senhora de Fátima, que recebeu o nome da padroeira como fruto de uma promessa da ex-primeira-dama Sarah Kubitschek para a recuperação de sua filha.

PASSEIOS AO AR LIVRE

Aproveite para conhecer o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o principal parque da cidade.O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer, a obra paisagística ficou a cargo de Burle Marx e a área urbanística foi desenvolvida por Lúcio Costa.

Outra opção de parque, porém mais rústica, é o Parque Nacional de Brasília, que oferece duas piscinas de água mineral e corrente, espaço para piqueniques à sombra de árvores, além de passeios e trilhas nas matas.

Os amantes da natureza também não podem deixar de ir à Chapada Imperial, um santuário ecológico que possui trilhas ecológicas com 33 cachoeiras, educação ambiental, projeto pedagógico, rota das árvores, arborismo, criadouro conservacionista, museu histórico-rural e inserção social junto à comunidade local, além de piscinas naturais, vales com afloramentos de rochas calcárias e cavernas.

A Cachoeira Saia Velha, que possui paisagem natural de cachoeira, mas com a infraestrutura de um clube é um passeio para toda a família, assim como o Jardim Botânico de Brasília, único do cerrado brasileiro que possui mais de 4 mil hectares, onde o visitante encontra trilhas, laboratório, herbário, um jardim de cheiros e um mirante. Além dos lugares já citados, o Jardim Zoológico é outro ponto turístico importante de Brasília, com mais de 700 animais.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 25 Abr 2014.