Guia da Semana

Julho é o mês das férias escolares e isso significa que, mais do que nunca, as crianças precisam de uma programação especial. Pode ser uma peça de teatro bacana, uma visita a uma exposição interessante, uma ida a um parque de diversão ou até uma viagem rápida. O importante mesmo é a diversão dos pequenos.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu algumas atrações infantis para serem realizadas durante as férias escolares. Pode pegar o papel e a caneta que as dicas são boas mesmo ;)

FILMES


Os filmes infantis são tudo de bom – até os adultos adoram. A boa notícia é que os cinemas estão recheados de boas opções. Aviões - Heróis do fogo ao resgate , Como Treinar o Seu Dragão 2 e Khumba são alguns dos longas que prometem animar os pequenos nas férias de julho.

+ Filmes infantis para ver nas férias de julho

Além dos filmes em cartaz, há também aqueles longas que foram lançados este ano e que ainda fazem sucesso entre a criançada. Um bom exemplo é a produção Frozen - Uma Aventura Congelante, que surpreendeu crianças e adultos ao trazer de volta a aura dos clássicos da Disney.

+ Confira os melhores filmes infantis de 2014... até agora

ARTES E TEATRO


Se a ideia é fazer um passeio cultural com a criançada, uma boa peça de teatro é uma ótima opção. Até o dia 27 de julho, o Teatro Folha promove a 21ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha, que conta com divertidos espetáculos como Alice – O Musical, Branca De Neve e os 7 Anões, Tchu-Tchu-Tchu – Uma Aventura Aero-Acrobática, entre outras. Já para quem gosta de musicais, as produções Menino Maluquinho, O Musical e Palavra Cantada Sem Pé Nem Cabeça - O Musical são maravilhosas.

+ Saiba quais são as peças infantis em cartaz nas férias de julho

Além de assitir a bons espetáculos, o mês de julho também é ótimo para colocar a leitura em dia – durante o recesso escolar, as crianças ficam mais relaxadas e conseguem se concentrar ainda mais nas leituras não obrigatórias. Livros divertidos como Diário De Um Banana, de Jeff Kinney, e a saga Harry Potter, de J.K. Rowlling, são boas sugestões.

+ Veja 10 livros infantis para ler durante as férias

SHOPPINGS


Pensando no lazer dos pequenos - e dos pais e mães -, diversos shoppings de São Paulo turbinaram seus espaços kids para que a criançada se divirta mais ainda. O Shopping Plaza Sul, por exemplo, promove a Arena Disney, que oferece diversas atividades recreativas, como chute a gol, vídeo game, pebolim, jogos e desenhos para colorir.

+ Saiba o que os shoppings de SP prepararam para as crianças durante as férias

GASTRONOMIA


Ensinar uma criança a cozinhar um prato simples é algo que requer atenção redobrada, preparo e tempo – o que muitas vezes falta na rotina agitada da família. E que tal aproveitar as férias de julho para isso? Conheça algumas escolas que oferecem cursos de culinária para crianças.

Agora se a ideia é sair para almoçar ou jantar fora e levar os pequenos, nada melhor do que escolher um restaurante que conta com um divertido espaço kids, recheado de atrações e atividades para a criançada. Aqui a gente reuniu algumas opções em SP.

PARQUES


Para quem está planejando um dia diferente, os parques de diversões são ótimos. O Hopi Hari, por exemplo, fica em Vinhedo, a 35 minutos da capital, e conta com diversos brinquedos e atividades. Já o Amazing Balls é perfeito para os amantes da famosa piscina de bolinha.

+ Conheça os parques de diversão de São Paulo

VIAGENS


Nesta época do ano, os acampamentos são ótimas opções para a criançada. Além de desfrutarem de uma viagem super animada com diversas atividades recreativas e brincadeiras, os pequenos ainda vão voltar de lá com muitos amigos novos.

+ Veja os melhores acampamentos para crianças e adolescentes

Agora se a ideia é fazer uma viagem em família, há muitos destinos bacanas que são indicados tanto para os pais quanto para os filhos. Veja aqui algumas sugestões de viagens para fazer com as crianças nas férias de julho.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 19 Jul 2014.