Guia da Semana

O clima no Peru varia significativamente de acordo com as diferentes regiões do país, que inclui desertos costeiros, altiplanos e floresta amazônica. Portanto, é fundamental considerar o clima ao planejar sua viagem.

Aqui estão algumas informações adicionais sobre os melhores momentos para visitar algumas das principais regiões do país:


Lima e a costa do Pacífico:
Lima tem um clima temperado e árido, com pouca variação de temperatura ao longo do ano. Os meses de dezembro a abril são considerados o verão e têm temperaturas mais quentes, mas também são mais propensos a chuvas leves. Os meses de inverno, de maio a setembro, são mais secos, com céu nublado frequente, conhecido localmente como "garúa". É raro encontrar uma Lima ensolarada e releve o céu acinzentado. Para quem aprecia o surf, prepare-se. As águas super geladas do Pacífico exigem uso de roupas de Neoprene bem mais grossas do que aquelas usadas no inverno do oceano Atlântico.

Cusco e Machu Picchu:
A alta temporada para visitar Cusco e Machu Picchu é de maio a setembro, que é a estação seca e de inverno. Embora seja mais frio, é também o período com menos chuvas e condições ideais para explorar as ruínas e trilhas. Durante a estação chuvosa, de novembro a março, as chuvas podem atrapalhar mas, em compensação, é possível visitar sítios arqueológicos com um número bem menor de turistas.

Região dos Andes:
A região dos Andes, onde se encontra Cusco e Machu Picchu, possui uma variação significativa de temperatura durante o dia e a noite, independentemente da estação. As noites podem ser bastante frias, especialmente em altitudes elevadas. Lembre-se: Cusco está 3.399 metros acima do nível mar e Machu Pichu um pouco abaixo _2.430 metros! Por isso, não se esqueça. Reserve o primeiro dia na cidade para se aclimatar e fique um pouco de molho, descansando no seu confortável hotel. E leve, ao menos, um casaco de frio forte ou separe dinheiro para comprar nas muitas lojas especializadas em esportes outdoor de Cusco.

Por Silvio Giannini

Atualizado em 2 Out 2023.