Guia da Semana

Foi-se o tempo em que psicologia era "coisa para louco" e que quem fazia análise era considerado desajustado. Atualmente, mais do que nunca, as áreas do conhecimento e estudos da mente são extremamente importantes e cada vez mais procuradas.

Assim, a psicologia - juntamente da psicanálise e psiquiatria - são assuntos que mexem com nosso interior de forma profunda e intensa e colocam-nos diante de temas conflituosos, que sempre nos fazem crescer e obter novos pontos de vista.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 documentários incríveis sobre essas áreas que você deveria assistir. Confira:

A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE

O documentário é um prato cheio para os amantes do assunto. Nele, imagens raríssimas do pai da psicanálise, Sigmund Freud, e relatos dele e de Jung, descrevendo, inclusive, seu primeiro encontro. O som da entrevista de Freud para a BBC, suas últimas imagens e a trajetória da psicanálise estão nas cenas, que são por Elizabeth Roudinesco e Peter Gay, dois nomes super importantes da área.

DOCUMENTÁRIO DE CARL JUNG

Para quem não conhece, Jung foi um dos principais nomes da psicologia e da psicanálise. Trabalhou e estudou com Freud e, depois, seguiu seu caminho, criando suas próprias teorias - que são apresentadas nas cenas.

ENCONTRO COM LACAN

Assim como Freud, Lacan também foi um nome de extrema importância para o mundo da psicanálise e para os avanços nos estudos dessa área. Mais do que isso, partiu de pensamentos onde dizia que os psicanalistas pós-freudianos teriam se distanciado muito das teorias e propôs um retorno aos estudos do pensador. Assim, o documentário mostra não apenas a vida de Jacques Lacan, como o avanço de suas teorias e direcionamentos da psicanálise.

A FÚRIA DE UM ANJO

Se alguma pessoa ainda duvida do poder que uma análise tem, este é o primeiro documentário que deveria assistir. As cenas mostram a situação inicial de uma pequena garotinha e todo o andamento do seu processo de análise. Sem dúvidas, é um material rico, seja para ver o trabalho minucioso de um analista, a troca de amor que envolve uma análise e como as situações que consideramos perdidas podem sim ser revertidas.

O CÉREBRO INCONSCIENTE

O documentário, que conta com a participação de diversos neurocientistas, fala sobre as ações inconscientes do ser humano, nos mostrando como nosso corpo reage a esse processo e como o cérebro consegue, a partir disso, moldar nossas atenção e percepção.

AUTISMO: OS DIFERENTES TIPOS

O documentário tem a intenção de mostrar, em cenas reais, o que de fato é o autismo, suas diferenças e como as pessoas podem lidar com a doença.

VOZES DA ESCURIDÃO

A palavra esquizofrenia vem do grego e significa "um vão entre a mente e a alma" e o documentário traz uma pesquisa que diz que um a cada 100 norte-americanos sofrerá da doença. As cenas mostram diversas manifestações dos distúrbios psíquicos, fazendo com que consigamos enxergar este universo de uma forma nova e diferente.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O documentário fala sobre como antigamente os problemas emocionais eram escondidos e hoje são mais bem aceitos. Nas cenas, aborda o fato de que as pessoas precisam aprender a reconhecer suas emoções para que possam, então, aprender a lidar com cada uma delas.

CRIANÇAS CONSUMIDORAS: A COMERCIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA

O documentário trata um assunto sério, mas que nem sempre é visto como um sinal de perigo para os pais e cuidadores. Em forma de alerta para a sociedade, fala sobre como as crianças são o maior alvo das estratégias de marketing e quais são as consequências desse processo em suas respectivas vidas.

VIP's: HISTÓRIAS REAIS DE UM MENTIROSO

Em VIP's, uma jornalista encontra Marcelo, um homem que se passou por político, policial, dono da GOL, repórter, olheiro da seleção, piloto e muito mais.

BÔNUS 1

Curta mostra o poder e a beleza de ser analista.

BÔNUS 2

O curta, feito pela Organização da Saúde, conta um pouco de como é estar com depressão, um dos males do século.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 10 Set 2016.