Guia da Semana
Arte
Por Nathália Tourais

5 motivos para assistir ao documentário "O começo da vida" na Netflix

O filme mostra a importância dos primeiros anos de vida sob a ótica dos quatro cantos do mundo.

Divulgação

Se a Netflix oferece um imenso catálogo de filmes, os documentários, sem dúvidas, ganham destaque especial. Com mais opções a cada mês, as produções ocupam as mais diversas editorias, agradando todos os gostos.

A série documental "O Começo da Vida", de Estela Renner, é opção certeira para quem gosta de psicologia e assuntos relacionados à vida e evolução do ser humano. Assim, o Guia da Semana lista abaixo os motivos pelos quais você não pode deixar de assistir. Confira:

ESTELA RENNER

Diretora, roteirista, produtora e co-fundadora da Maria Farinha Filmes, Estela Renner já nos presenteou com diversos longas incríveis. Entre eles, "Muito Além do Peso", "Criança: a Alma do Negócio", "Tarja Branca" e a série "Jovens Inventores". 

A diretora é uma daquelas que nos faz treinar nosso olhar para ver além do que podemos enxergar e, mais do que isso, nos provoca a observar a vida e o que está a nossa volta com menos pressa e mais sentimento.

SINOPSE



O filme fala da importância dos primeiros anos de vida. Em uma volta nos quatro cantos do mundo, o documentário faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado dos primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.

MÚLTIPLAS VISÕES 

Recheado de entrevistas com especialistas, pais anônimos e também famosos, como Gisele Bündchen, o que vemos é um panorama real, do dia a dia e suas dificuldades, e uma compreensão psiquiátrica e psicanalítica de forma ampla e também minuciosa - o que deixa a compreensão da importância da primeira infância ainda mais imersiva, dando um sentido especial e arrebatador a quem assiste. 

IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA 



A primeira infância, para muitas pessoas, pode parecer - à primeira vista - um período comum e, talvez, importante, mas não com o peso que realmente tem. Entretanto, é um momento decisivo na vida de uma criança e na formação dela em um sujeito dono de si mesmo, uma janela de oportunidades que, se bem cuidada, contribui para o pleno desenvolvimento do indivíduo, gerando frutos positivos para toda uma vida.

O FUTURO 

Mais do que nos fazer pensar sobre o período mais importante da infância, o documentário nos faz pensar que investir no desenvolvimento infantil é também investir na sociedade, caminhando para transformar o mundo num lugar melhor.


Por Nathália Tourais

Atualizado em 15 Dez 2016.

Mais notícias

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte