Guia da Semana

São Paulo é um pouquinho de tudo. Não apenas dos paulistanos, mas também dos japoneses, dos italianos, judeus e tantas outras origens que, juntas, fazem da cidade essa mistura única e singular que vemos nos mais diversos bairros daqui.

A metrópole recebeu, ao longo dos anos, pessoas vindas de diferentes países, culturas e regiões e, assim, ganhou características de todas elas, além de lugares que nos levam a eles sem que precisemos sair de SP.

Pensando nisso, o Guia da Semana lista alguns desses lugares. Confira:

Feira da Liberdade

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, ou a Feirinha da Liberdade, como é conhecida, é uma manifestação cultural brasileira, que mostra como a cultura se apresenta e mescla as tradições dos diversos povos que compõem sua população.

Além de barracas com comidas deliciosas, como yakisoba e yakibifun (macarrão de arroz) takoyaki e ebiyaki (bolinhos de polvo e camarão), guioza, tempurá, o famoso imagawaki (bolinho de feijão azul), as ruas possuem mercados com uma diversidade de alimentos simplesmente incrível e barracas de artesanato.

Praça da Liberdade, s/n - (11) 3208-5090 Leia mais

Memorial da Imigração Judaica

Localizado na sede da Sinagoga mais antiga do Estado de São Paulo (a Kehilat Israel, no bairro do Bom Retiro), o novo espaço cultural - Memorial da Imigração Judaica - reúne importante acervo com documentos e obras raras que narram a história e a contribuição dos imigrantes judeus ao desenvolvimento do Brasil.

Rua Marquês de Aracati, 39 Leia mais

Bixiga

O Bairro do Bixiga, localizado na região do Centro, abriga desde a rua Major Diogo até as Avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Luís Antônio. O local foi construído por imigrantes italianos recém-chegados ao Brasil e seus moradores cultivam até hoje suas origens, principal motivo pelo qual ganhou fama.
Com diversidade, formou um dos bairros mais boêmios e, ao mesmo tempo, religiosos da capital. Tradicional, conta com muitas cantinas e feiras, além de ser uma delícia de caminhar.

Rua Major Diogo , s/n Leia mais

Catedral Ortodoxa de SP

Inaugurada em 1954, o projeto foi inspirado na Igreja de Santa Sofia, construção bizantina em Istambul, na Turquia. Imponente e dourada, abriga abóbadas centrais e mezaninos laterais pintados por Joseph Trabulsi, na década de 1950. Com a técnica de afresco e iconostácio, todo em mármore foi entalhado à mão, com ícones do iconógrafo russo Krivotz.

Rua Vergueiro, 1515 Leia mais

Pavilhão Japonês

Construído no Japão, o Pavilhão Japonês foi completado em janeiro de 1954 e trazido para o Brasil em abril do mesmo ano. O pavilhão foi feito para comemorar o quarto centenário de São Paulo e demonstrar a gratidão nipônica à cidade.

O espaço conta com uma área de 7.500 metros quadrados e uma área construída de 570 metros quadrados. O prédio principal representa a arquitetura nipônica. Todo material envolvido na obra e no jardim foi trazido do Japão.

A atração também conta com o Salão de Exposição de Arte Japonesa, que mantém em seu acervo roupas de samurais, esculturas do século XI, estatuetas e vasos de várias dinastias. Já o salão nobre possui 80 metros quadrados e fica a dois metros do chão.

Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N - (11) 5573-6453 Leia mais

Jardim do Museu do Ipiranga

Nem todo mundo sabe, mas os jardins do Museu do Ipiranga foram inspirados na França e desenhados pelo paisagista belga Arsenius Puttemans. Inspirados na área verde ao redor do Palácio de Versalhes, o estilo renascentista dá ares europeus ao local.
Vale lembrar que o local está fechado para reformas, mas o passeio é permitido pelos jardins.

Parque da Independência, s/n - (11) 2065-8000 Leia mais

Por Nathália Tourais

Atualizado em 17 Jun 2016.