Guia da Semana

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, o Museu da Língua Portuguesa, localizado na região central de São Paulo, sofreu um incêndio de grandes proporções, que afetou todo o prédio pelo fogo e fumaça.

Por sorte, o local estava fechado para visitações, como em toda segunda-feira, mas, ainda assim, o acidente deixou um bombeiro morto.

Em nota de esclarecimento, a Secretaria do Estado de São Paulo disse que o local será reconstruído e prestou solidariedade ao bombeiro Ronaldo Pereira. Confira:

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo lamenta o falecimento do bombeiro civil Ronaldo Pereira durante o combate ao incêndio ao Museu da Língua Portuguesa, nesta segunda-feira. A destruição parcial do prédio é uma grande perda, mas nunca comparável à vida humana, essa sim, insubstituível. Nos solidarizamos com seus familiares.

A Secretaria esclarece que todo o acervo do museu era virtual, por isso, sua recuperação plena será possível após a reconstrução do edifício, medida já anunciada pelo Governador Geraldo Alckmin e que será priorizada pela gestão estadual em conjunto com diversas entidades historicamente parceiras e apoiadoras da instituição.

O Museu atendia a todos os requisitos necessários para a segurança e circulação de visitantes e funcionários e os procedimentos de segurança eram verificados periodicamente. Além disso, possui seguro contra incêndio da ordem de R$ 45 milhões.

O Museu

Embora o prédio que abriga o museu exista desde 1901, foi em março de 2006 que o Museu da Língua Portuguesa foi oficialmente inaugurado. É considerado um dos espaços culturais que mais recebe visitas anualmente.

O local é dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa e foi desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho por meio de um convênio com o Estado de São Paulo.

Atualmente, o museu colocava à disposição do público uma exposição com mais de 100 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos. A mostra "Esta sala é uma piada" ficaria em cartaz até 28 de fevereiro de 2016.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 22 Dez 2015.