Guia da Semana

Por Guilherme Udo

Após uma temporada de sucesso no Teatro Anhembi Morumbi, a peça Circuito Ordinário ocupa o palco do Teatro Eva Herz. A trama procura mostrar que nem tudo o que está escrito é verdade e traz a consagrada atriz Denise Del Vecchio ao lado de Henrique Benjamin, que também assina a tradução do texto.

Em cena, uma informante, exemplar uma cidadã de conduta exemplar, que passa a ser suspeita dos crimes que ajudou a delatar. Ela é convocada a prestar esclarecimentos para um informante sobre as denúncias que a tem como infratora. A plateia é então envolvida em um jogo de palavras e poder, no qual não se sabe em que personagem acreditar.

Denise prova mais uma vez porque é considerada uma das melhores atrizes da cena teatral. Constrói sua personagem de uma forma que consegue chocar o público que vê a transformação de uma simples senhora em um ser colossal, caminha da fragilidade para o total poder sem o menor esforço.

Henrique apoia a parceira de cena e oferece os contrapontos de forma correta e ágil. Sabe lidar com as provocações oferecidas pela atriz, mas, apesar da familiaridade com o texto que traduziu, em alguns momentos não consegue convencer que aquelas palavras eram do comissário. Talvez sua intenção seja mesmo soar falso, mas a sacada não convence.

A direção ficou a cargo de Otávio Martins, presença constante nos teatros da cidade - seja como ator ou diretor. Ele conseguiu arquitetar com perfeição a dramaturgia no palco. Sob sua orientação, os atores parecem dançar um tango em cena com todos os seus momentos de tensão e relaxamento.

A peça, que é uma boa oportunidade de ver um texto sagaz interpretado por ótimos atores, fica em cartaz até o final do ano no pequeno teatro dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista.

Atualizado em 1 Dez 2011.