Guia da Semana

A série Narcos, original da Netflix, mal estreou e já está dando o que falar. Para quem ainda não conhece, os episódios mostram o choque entre forças em conflito num embate sangrento por uma das mercadorias mais poderosas do mundo: a cocaína.

Além da incrível produção, a série reúne novamente o criador e produtor-executivo José Padilha e os atores Wagner Moura e André Mattos. Entretanto, o que deixa tudo muito mais envolvente e interessante é que a história contada é real.

O ex-Capitão Nascimento dá vida ao senhor da droga colombiano Pablo Escobar, que tornou-se um dos homens mais ricos do mundo graças ao tráfico. Considerado o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante, tem uma história complexa, cheia de acontecimentos surpreendentes e tão atraente que ganhou uma série e, assim, o Guia da Semana lista 10 curiosidades que você precisa saber sobre Pablo Escobar. Confira:

INÍCIO DO TRÁFICO

Pablo Escobar entrou no mundo do crime ainda na adolescência. Começou vendendo cigarros contrabandeados e bilhetes falsos de loteria. Em seguida, já estava roubando carros e tornou-se muito bom na prática. Antes de entrar para a vida do tráfico, conseguiu 100 mil dólares ao sequestrar um executivo de Medellín, ganhando muito reconhecimento e respeito pelo ato.

Algum tempo depois começou a traficar cocaína e, assim, aos poucos, foi construindo seu império das drogas, formando o Cartel de Medellín. Nos anos de maior faturamento, recebia de seus revendedores um total de milhão de dólares por dia.

MOVIMENTAÇÃO DE DROGA

Um dos métodos que o narcotraficante usava para contrabandear cocaína era esconder a droga nos pneus dos aviões que a transportava. Pablo chegava a pagar 500 mil dólares ao piloto do avião.

CONHECIMENTO INTERNACIONAL

Com o passar do tempo, Escobar tornou-se conhecido em outros países e continentes. Sua droga, comprada do Peru e Bolívia, era espalhada por muitos países da América e da Ásia.

DINHEIRO OU CHUMBO

Depois de ser pego, junto com seus homens, com 18 quilos de pasta base, utilizada na composição da coca, comprou alguns juízes de Medellín e conseguiu com que o caso fosse arquivado. A partir daí, passou a lidar com autoridades sob o lema de plata o plomo, que significa dinheiro ou chumbo. Com estratégias de intimidação, ou a pessoa com quem falava aceitava sua proposta e dinheiro, ou morria.

ASSASSINATOS


O traficante explodiu um avião e um prédio de segurança em Bogotá, resultando na morte de três candidatos à presidência da Colômbia. Também estava por trás do incidente na Suprema Corte Colombiana que resultou no assassinato de metade dos juízes da corte. Além disso, matou muitos de seus capangas e outros traficantes.

Calcula-se que ele tenha assassinado mais de 4 mil pessoas ao longo dos 20 anos em que atuou, incluindo autoridades, mais de 200 juízes, milhares de policiais, um ex-ministro da Justiça e dezenas de jornalistas.

CARTAS ÀS VÍTIMAS

Escobar costumava mandar cartas para suas vítimas, onde as convidava para seus próprios enterros, com data e hora marcada. Em seguida, seus funcionários faziam a execução nas respectivas datas do funeral.

FAMA E DINHEIRO

No auge de sua riqueza, foi divulgado na revista Forbes como o sétimo homem mais rico do mundo. Na época, o Cartel de Medellín controlava 80% do mercado mundial de cocaína. Recebendo uma soma de dinheiro praticamente incalculável, controlava terras, imensas propriedades, possuía carros caríssimos, lanchas e uma frota de aviões e helicópteros. Chegou a receber cerca de 30 bilhões de dólares por ano.

DINHEIRO PERDIDO

Escobar perdia 2 bilhões de dólares por ano — ou 10% de sua renda anual — devido à umidade e aos ratos que roíam as pilhas de cédulas que ele guardava em galpões.

HEROI

Embora roubasse, matasse e fosse um traficante, era considerado um heroi para grande parte da população de Medellín. Na cidade, melhorou a condição de vida dos moradores e, por ser fã de esportes, construiu estádios e financiou times.

Assim, conquistou muitas pessoas, que escondiam informações da polícia, ajudavam-no a se esconder e fugir.

IMPÉRIO

Construiu o seu próprio império, que ficava perto de uma pequena cidade colombiana. A pripriedade era uma enorme mansão de 20 quilometros quadrados e, nela, tinha um zoológico, onde criava hipopótamos, girafas, elefantes e uma praça de touros.

QUEIMANDO DINHEIRO

Certa vez, quando estava escondido com a família em uma de suas fugas, numa região montanhosa nos arredores de Medellín, onde fazia muito frio, queimou 2 milhões de dólares para manter a sua filha aquecida.

PRISÃO

Depois de assassinar o candidato à presidência Luis Carlos Galán, fez um acordo com o governo colombiano para evitar sua extradição para os Estados Unidos ou sua morte pelo Cartel de Cali. Pressionado pelas autoridades e pela opinião pública, foi preso em uma prisão luxuosa, construída por ele mesmo, chamada La Catedral.

Mas, mesmo preso, Escobar continuava com suas atividades ilegais e fugiu antes da transferência para outra prisão, com medo de ser extraditado para os Estados Unidos.

MORTE

A guerra contra Pablo Escobar chegou ao fim quando uma equipe de especialistas em eletrônica colombianos, utilizando uma tecnologia de triangulação de rádio criada pelas autoridades americanas, encontrou-o. Depois de um tiroteio, o traficante acabou encurralado em um telhado e foi atingido diversas vezes. Apesar de ser o mais aceito, este é um acontecimento controverso e tem muitas outras versões.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Set 2015.