Guia da Semana

Carnaval chegando aí e, com ele, vêm as marchinhas carnavalescas tradicionais dessa época. Entre os quase 500 blocos que fazem parte do Carnaval de rua de São Paulo neste ano de 2017, alguns se destacam por fugir do padrão, misturando ritmos inusitados à folia carnavalesca.

Do rock ao forró, pagode, punk, rap e muito mais: conheça 13 blocos do Carnaval de rua de SP que fogem das marchinhas carnavalescas tradicionais e se surpreenda! Afinal, Carnaval bom é Carnaval que tem diversidade, não é mesmo?

1. Bloco Beatloko (rap)


Divulgação/Grupo RZO

O Bloco Beatloko é o primeiro - e, até onde sabemos, o único - bloco de carnaval de rap de São Paulo! O bloco faz a sua estreia neste ano de 2017 e conta com grandes atrações do rap e do hip hop em cima do trio: como o DJ Cia, o grupo RZO, Família Madá, Haikaiss, o rapper Dexter e os DJs KL Jay e Zé Colmeia. Confira as informações do desfile:

Desfile: sábado, 25 de fevereiro

Concentração: Vale do Anhagabaú
Horário: 14h

2. Bloco Unidos do BPM (eletrônico)


Shutterstock/Imagem ilustrativa

O Bloco Unidos do BPM é o primeiro bloco de rua eletrônico de São Paulo! Em 2017, volta a desfilar, pela segunda vez consecutiva, pelas ruas de SP. No trio, muita animação, grandes DJs e grandes caixas de som, levando o melhor do estilo musical para os foliões. Confira as informações do desfile:

Desfile: sábado, 25 de fevereiro

Concentração: Rua Nestor Pestana
Horário: 15h

3. Bloco 77 - Os Originais do Punk (punk)


Priscila Nemeth/Divulgação

O Bloco 77 - Os Originais do Punk traz às ruas de São Paulo um Carnaval bem diferente - o bloco desfila ao som dos clássicos do punk rock nacional em ritmo de marchinha, atraindo roqueiros de todas as idades! As cores oficiais do bloco são o amarelo e o preto. Vista-se à caráter e confira as informações sobre o desfile de 2017:

Desfile: sábado, 25 de fevereiro

Concentração: Bar Real (cruzamento entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Rua Simão Alvares)
Horário: 15h

4. Bloco Minhoqueens (pop)


Shutterstock/Bloco Minhoqueens

O Bloco Minhoqueens traz as maiores divas da atualidade para a folia carnavalesca! Pop, funk, drag hits, brasilidades e muito glitter prometem marcar presença no desfile do bloco deste ano, que invade as ruas de SP pelo segunda vez consecutiva. O bloco é muito bem frequentado por jovens, principalmente LGBTT e simpatizantes. Confira as informações e não perca o desfile:

Desfile: sábado, 25 de fevereiro

Concentração: Praça Marechal Deodoro
Horário: 15h

5. Bloquinho e Buchecha (pagode)


Divulgação

O Bloquinho e Buchecha te convida a curtir o melhor do pagode dos anos 90 neste Carnaval 2017! O bloco homenageia os grandes hits da dupla Claudinho e Buchecha. Nem todas as informações sobre o desfile foram divulgadas, mas o bloco deve percorrer as ruas do bairro do Itaim.

Desfile: segunda, 27 de fevereiro

Concentração: Itaim Bibi (mais informações em breve)
Horário: 11h

6. Bloco Pinga Ni Mim (sertanejo)


Shutterstock/Imagem ilustrativa

O Bloco Pinga Ni Mim é o primeiro bloco sertanejo de São Paulo! Em sua estreia no Carnaval de rua, promete trazer os melhores hits sertanejos neste Carnaval, da "sofrência" ao arrocha, com muita animação e bom humor. Claro que também haverá espaço para o axé e as tradições carnavalescas, misturando esses estilos musicais. Confira as informações do desfile de estreia:

Desfile: segunda, dia 27 de fevereiro

Concentração: Avenida Hélio Pellegrino, nº1 (perto do parque Ibirapuera)
Horário: 16h
Trajeto: em direção à Avenida Santo Amaro
Dispersão: 21h

7. Bloco Tô de Bowie (rock)


Divulgação

O Bloco Tô de Bowie presta homenagem ao grande camaleão do rock, David Bowie. Em seu desfile de Carnaval, hits do astro se misturam com o ritmo das tradicionais marchinhas de carnaval, atraindo multidões de fãs e de foliões roqueiros. É comum as pessoas comparecerem caracterizados de Bowie, tanto no figurino, quanto na maquiagem. Não perca o desfile de 2017:

Desfile: terça, 28 de fevereiro

Concentração: Praça Princesa Isabel
Horário: 14h

8. Bloco Rindo à Toa (forró)


Divulgação

O Bloco Rindo à Toa surgiu no Carnaval de rua de SP com a banda Falamansa como atração principal dos desfiles. A proposta do bloco é levar uma folia "forrozeira" aos paulistanos, com o repertório de música brasileira transformado em versões de "rasta pé". Além das músicas próprias, o Falamansa traz no repertório sucessos de blocos de SP e Rio, como “Sonífera Ilha”, “Saideira”, “Do Leme ao Pontal” e diversos frevos e xotes.

Desfile: sábado, dia 04 de março

Concentração: Av. Faria Lima
Horário: 14h30
Abadás: R$ 40 (1º lote) - direito à concentração com bar, música, banheiros, food trucks exclusivos

9. Bloco Meu Santo é Pop (pop)


Shutterstock/Imagem ilustrativa

O Bloco Meu Santo é Pop se autodenomina o primeiro bloco de Carnaval pop de São Paulo! Neste bloco, você curte a folia ao som de Lady Gaga, Beyoncé, Rihanna, Britney Spears, Madonna e entre outras divas pop. Com muita animação e irreverência, faz sucesso entre o público LGBTT e simpatizantes.

Desfile: sábado, dia 04 de março

Concentração: Rua Augusta com Rua Antonia de Queiroz
Horário: 14h

Carnaval de rua em SP: veja a programação dos blocos pela cidade

O Guia da Semana fez uma agenda geral com todos os blocos que desfilam em SP - confira!

Esquenta para o Carnaval: 12 festas com blocos para curtir em SP em janeiro e fevereiro

E quem disse que Carnaval tem data certa? Confira onde comemorar o Carnaval fora de época

Carnaval de Rua no RJ: veja a programação dos blocos pela cidade

Veja o guia completo dos blocos e outras agremiações que agitam a Cidade Maravilhosa

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 23 Fev 2017.