Guia da Semana

Se tem uma coisa que é melhor que terapia é uma boa cerveja tomada com os amigos. Outra coisa que também cura qualquer coração partido são aquelas comprinhas que, às vezes, a gente nem pode fazer, mas só de sair com uma sacolinha na mão, aimeudeus, que felicidade!

+ Guia cult em SP: mais de 15 bares, restaurantes e cafés
+ São Paulo Hipster Guide: para agradar os blasé de plantão
+ Os melhores rolês do centro de São Paulo

Agora, vamos lá, você já pensou em juntar tudo isso? Ir tipo em um lugar que você já mata dois coelhos esqueci-o-resto-do-ditado rs. Bom, saiba que esses lugares existem. Por isso, o ObaOba preparou esse roteiro maravilhoso com lugares em São Paulo onde você pode tomar aquele drink e, além disso, comprar roupas, discos e outras coisas mil. Se liga!

sensorial

Rua Augusta, 2389

O mais novo espaço da Augusta é a cara da rua e já vem conquistando os seus habitués. É que o aconchegante Sensorial é uma mistura de pub e loja de discos - cervejas importadas e artesanais dividem as prateleiras com um acervo de discos, cds e dvds incrível. A carta de cerveja é extensa, com opções que vão das nacionais, mais baratas, até importadas e exclusivas, que doem um pouco mais no bolso. Vale a pena, de qualquer forma. Com um ar meio jazzy, meio anos 50, o espaço tem uma pegada retrô e ao mesmo tempo moderninha, já que é bem arejado, diferente dos pubs mais tradicionais. Um desafio? Sair da loja sem um souvenir!

hotel tee's

Rua Matias Aires, 78

Para quem gosta de moda e cerveja, a Hotel Tee's é um oásis localizado entre a Augusta e a Frei Caneca. A loja tem fabricação própria com camisetas incríveis (além de outras peças) - adquiri uma dos Smiths por lá que faz inveja por São Paulo inteira, diga-se de passagem. Com uma parte também dedicada aos importados e vintage, você encontra marcas como Obey, Vans ou aquela peça exclusiva garimpada de algum lugar. Ah sim, o bar! Com mesinhas na calçada, A Hotel ainda oferece várias opções de cerveja, além de deliciosas caipirinhas - no happy hour, duas saem por R$20! É bacana, também, ficar atento à programação do local, pois rolam shows, exposições e outros babados. Só uma coisa: até o fim de janeiro, a loja estará fechada para reforma.

mercearia São Pedro

Rua Rodésia, 34

Boêmios de plantão, esse é o seu lugar. O pé-sujo da Vila Madalena é um hypado ponto de encontro de escritores, jornalistas, cineastas, músicos e afins. Decorada com pôsteres de filmes, a Mercearia São Pedro fica lotada de gente sedenta por cerveja gelada e papos mil. Na parte interna do bar, um misto de livraria e sebo divide espaço com geladeiras de cerveja, sorvete e até uma gôndola de supermercado, com bolachas, azeites, farinha, entre outros itens. A gente precisa de mais o que, Brasil?

caos

Rua Augusta, 584

O Caos é um misto de loja de antiguidades durante o dia, bar com festas à noite e ainda é programa de TV no The History Channel Brasil! Como um pré-clube, as noites do Caos começam e terminam mais cedo, mas a programação musical é fina: ska e dub, música brasileira, hip hop old school, disco, funk, soul e boogie. O ambiente é decorado por prateleiras de madeira com itens colecionáveis, estruturas penduradas no teto e vitrines de vidro. Tudo está à venda. A cenografia é de Frank Dezeuxis. E a cozinha, orgânica, vegetariana e sem frituras, é assinada por Matheus Zanchini Barrella.

livraria da esquina

Rua do Bosque, 1254

Na Livraria da Esquina é assim: a livraria encontrou a balada e o resultado é cerveja de garrafa, ambiente sem frescura e público desencanado. No meio dos shows, é difícil alguém preferir os livros a curtir um bom som. Palco de bandas independentes, com muita farra e pouco carão, a Livraria já conquistou o seu espaço na noite underground paulistana, sediando importantes festas como Nos Tempos de Soweto, Obá A Festa e Rádio UHHD.

D4 boteco galeria

Rua da Consolação, 3417

Na badalada região dos Jardins, o D4 Boteco Galeria tem uma decoração inusitada, que inclui quadros, peças de roupas e até uma caveira coberta de Legos logo na entrada. Dividido em dois andares, o bar muda a decoração periodicamente além de ser espaço para exposições. No andar de cima, uma pista promete festas variadas para o público descolado, porém um pouco coxinha, da cidade. A galeria conta com obras de diversos artistas - dos mais alternativos aos mais aclamados, como os bombados Os Gêmeos. Quem estiver a fim, e se o bolso permitir, pode voltar com um belo grafitti para casa.

papo, pinga & petisco

Praça Roosevelt, 118

Destino certo da eclética Praça Roosevelt, o Papo, Pinga & Petisco é ponto de encontro dos cults/hipsters/moderninhos de plantão. É que o lugar é uma mistura de brechó, sebo e bar, o que é basicamente o que a gente precisa para ser feliz. Livros, roupitchas, LPs e cachaças artesanais dividem espaço com uma maravilhosa jukebox (com vinil compactado!) e, é claro, cervejas e drinks mil. Vem sem medo!

+++bônus

B. bar

No B. Bar, na verdade, você não encontra uma loja no mesmo local. É que o novo empreendimento de Paula Reboredo e Gil França é uma espécie de anexo do brechó que eles comandam há anos. Com endereço secreto, os frequentadores desse novo espaço de São Paulo são compostos, em sua maioria, por clientes e amigos do B. Luxo. Basta passar na loja, que fica no número 2393 da Augusta, ou ligar para o staff (3064-1699) que o endereço lhe será fornecido. Chegando lá, você encontra a mesma aura vintage e com detalhes impecáveis, marcas registradas do já antigo brechó. No cardápio, delicinhas vegetarianas (como a torta rústica preparada com mix de cogumelos e creme de gorgonzola) e drinks elaborados (como o delicioso Rosemary, combinação perfeita de vodka, grenadine, uvas e alecrim). Imperdível!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 25 Fev 2014.