Guia da Semana

Que a Lapa é o lugar da boemia carioca, todo mundo no planeta, sabe. Suas ruas estreitas e seus casarões, carregados de histórias... O bairro ferve a semana inteira, madrugadas a dentro. São bares, restaurantes, cafés, pubs e boates para todos os gostos, idades e intenções. A Lapa é realmente democrática e acolhedora.

+ Conheça as melhores baladas para paquerar no Rio
+ Veja um roteiro das melhores festas para todos os gostos musicais no Rio
+ Veja 5 bares perfeitos para fazer esquenta no Rio

E já que a Lapa atende todos os gostos, nós resolvemos listar aqui os dez bares mais bacanas do bairro para você não perder nada.

PAIOL 08

Colado na Fundição Progresso e bem de frente para os Arcos da Lapa, o novo bar tem uma pegada bem carioca, com a programação musical bem diversificada e uma decoração bacana. A ideia é unir música e gastronomia, então vale a pena experimentar os petiscos.

BAR DA BOA

O bar oficial da cerveja Antarctica, o Bar da Boa fica numa esquina privilegiada do bairro, entre a Av. Mem de Sá e a Rua do Lavradio. São dois andares com programação musical, a cerveja geladinha, muita descontração e comidinhas impecáveis, como a costelinha ao molho barbecue, o bolinho de feijoada e outros tira-gostos.

LEVIANO BAR

Com uma bela vista para os Arcos da Lapa e para a Catedral, o Leviano Bar tem uma requintada cozinha, com refeições, tira-gostos e doces muito bem preparados. E os drinques são um caso a parte, já que os bartenders dão um show enquanto preparam as bebidas.

BOTECO DA GARRAFA

O Boteco da Garrafa é direto, aqui o assunto é cerveja de garrafa. E para isso são mais de 30 marcas diferentes, entre cervejas nacionais e importadas, como alemãs, belgas e latino-americanas, como uruguaias, argentinas, chilenas e, claro, brasileiras.

ARCO-ÍRIS DA LAPA

O esquenta mais conhecido da Lapa sem dúvidas rola no Arco-Íris da Lapa. Aberto desde 1960, é um pé-sujo sempre cheio. Com cerveja de garrafa barata e sempre gelada, é ponto de encontro depois do trabalho ou para aqueles que vão cair na night depois. Ponto obrigatório para cariocas e não cariocas!

CARIOCA DA GEMA

Entra ano, sai ano, e o Carioca da Gema continua referência para quem curte uma boa roda de samba. Vários sambistas da pesada passam por lá. Também tem uma boa variedade de drinks e a cozinha capricha nos petiscos.

CHOPPERIA BRAZOOKA

A Chopperia Brazooka em seus três andares acolhe desde aquele que está saindo do trabalho aos grupos de amigos que foram para festejar, cantar no karaokê e comemorar! Com um chopp tirado na pressão certa, a casa oferece comidinhas típicas de boteco e bom atendimento. Se for em grupo, faça reserva para garantir. No último andar, ainda dá pra jogar uma sinuca.

BOOZE BAR

Esse fica num lugar bem privilegiado da Lapa, bem próximo aos Arcos. Quem achou que toda a agitação dos bares vizinhos ia atrapalhar, acabou se enganando. O Booze (birita em inglês) se diferencia pela variedade de cervejas artesanais - muito bem selecionadas - e pelos petiscos exclusivos da casa, como a coxinha de frango com requeijão sem massa. Com promoções frequentes, de terça a quinta, entre 18h e 20h, dose dupla do chopp Eisenbahn Pilsen.

BAR DA CACHAÇA


É muito bom para começar ou encerrar a noite. Ponto de encontro, referência... Tem um pessoal que prefere ficar em pé, em frente ao bar, ou sentado: as mesas ocupam toda a praça, e o bar é um dos preferidos dos frequentadores assíduos da Lapa. A boa pedida é uma dose de cachaça de jambu, para ficar com a língua e os lábios dormentes. Não tem hora exata para fechar, só não espere nenhum requinte.

DEPÓSITO DA LADEIRA

Ok, não é um bar. Mas é um depósito, o Depósito da Ladeira. Parada certeira para quem está zanzando pela Lapa à procura de diversão, seja nas boates por ali, seja aguardando o restante dos amigos, esperando algum show começar ou se preparando para ir flertar na Escadaria Selaron. O Depósito da Riachuelo está sempre lotado de gente, dentro e na calçada. Todos ficam de pé, conversando, se sondando e bebendo a um precinho mais camarada. Vale sempre a pedida!

Por Fernanda Alves e Marco Sá

Atualizado em 5 Fev 2016.