Guia da Semana
Bares (antigo)
Por Leonardo Filomeno

Bares de cinema

Confira os bares com a temática inspirada em filmes clássicos.

Os bares que contam não só com a decroação, mas com o nome de alguns filmes famosos em SP (Divulgação | Lebowski)

Não é de hoje que o cinema usa bares como cenários e temática para os seus filmes. Para dar peso à solidão de uma personagem ou a alegria de uma reunião de amigos, o ambiente é sempre lembrado por autores e diretores para marcar momentos chave em suas criações.

Agora, o interessante mesmo é quando o bar usa os filmes como inspiração para montar um ambiente que lembre cenários e personagens em seus drinks, espaços e cardápios. Esse é o caso do bar Lebowski, em São Paulo, que utiliza o longa O Grande Lebowski (1998) para criar uma atmosfera que leve o público para dentro do enredo dirigido pelos irmãos Coen.

Na onda de bares inspirados em filmes, selecionamos algumas casas para cinéfilo nenhum botar defeito e ainda aproveitar a noite para tomar uma. Confira!

Lebowski

Para os fãs do filme Cult dos irmãos Coen, O Grande Lebowski, os donos do Café Elétrico abriram em abril de 2012 o bar temático do personagem Dude, vivido no filme por Jeff Bridges. A decoração e luminárias lembram uma pista de boliche, com papeis de parece que imitam o quadro do Presidente Nixon no filme.

O cardápio – que reproduz o dever de casa do garoto Larry Sellers – tem como especialidade o drink White Russian, predileto de Dude. Para embalar a noite, a casa ainda conta com uma pista de dança, com DJs se intercalando durante a semana e tocando rock variados, incluindo Creedance.

Suite Savalas

Bar retrô, com uma pegada meio kitsch, os sócios do espaço pensaram em homenagear o sobrenome do ator Telly Savalas, para dar cara ao estabelecimento com atmosfera anos 70, meio cafajeste, meio bar de hotel decadente.

A porta do banheiro masculino é decorada com uma foto do ator famoso na pele do detetive Kojac. A trilha sonora também presta tributo a décadas de 60/70. Entre os 32 coquetéis, estão a Margarita de Manga e o Mojito com Blueberry.

Blue Velvet

O bar entra no clima do filme clássico Veludo Azul (1986), de David Lynch. A casa que tem como sócio o chef Cássio Machado, dono das casas Ringue Lounge e Di Bistrot, tem a decoração azul, com clima de balada em plena sala de estar. A acomodação, com sofás e pufes e uma pistinha de dança onde se ouvem hits de groove e soul dos anos 80 e 90, é uma sugestão de esquenta.

Da carta de drinques, além dos tradicionais, como Bellini ou Rossini o local oferece uma seção apenas de bebidas azuis, a base de vodka ou champanhe. O coquetel David Lynch leva saquê, curaçao blue. O longa ficou conhecido pela frase It´s a strange world (este é um mundo estranho).

Eu tu eles

Na esquina da Brigadeiro Faria Lima com Cidade Jardim, o bar tem uma atmosfera bem popular, que lembra o filme brasileiro homônimo (2000) que deu nome a casa. As mesas ficam ao ar livre, com piso de tábuas largas, fitas do Senhor do Bonfim saindo do teto e iluminação mais branda.

Uma das paredes da casa foi feita artesanalmente com taipa. A brasilidade reflete no cardápio, com diversas opções de caipirinhas, entre elas de carambola com manjericão, criações do barman Souza, do Veloso.


Por Leonardo Filomeno

Atualizado em 30 Abr 2014.

Mais notícias

Cerveja Hoegaarden abre bar próprio no Largo da Batata, em Pinheiros

Bares (antigo)

Cinesala abre bar em São Paulo; saiba mais!

Bares (antigo)

Bar do Urso, da cervejaria Colorado, inaugura unidade na Augusta; confira!

Bares (antigo)

Bar da Vila Madalena inova com comanda individual no celular; confira

Bares (antigo)

Evento de degustação de cervejas caseiras e artesanais ocupa rooftop do prédio Tomie Ohtake

Bares (antigo)

11 bares e restaurantes no RJ para o Dia do Bacon

Bares (antigo)