Guia da Semana

Quando o assunto é gastronomia, a cidade de São Paulo atende a todos os gostos: desde o mais simples ao mais requintado, e até mesmo ao mais inusitado. Além de restaurantes temáticos, também é possível visitar o mundo todo sem sair da capital paulista.

+ Confira uma volta ao mundo pela gastronomia em SP
+ Bares para quem curte Rock’n’Roll
+ Barmans de São Paulo que você precisa conhecer

Que tal fazer um tour pela culinária de diversos países visitantes bares imperdíveis? Tem culinária mexicana, espanhola, italiana, árabe, portuguesa e muito mais!

Bottagalo – Itália

O Bottagalo foi à Itália buscar a essência dos bares para trazer a São Paulo uma petiscaria caseira e rústica que vai além das sardellas e alichellas encontradas nas cantinas. O Bottega Bottagallo, os acepipes dos nonnos e macarronadas das nonnas ganham a interpretação da casa e são servidos em pequenas porções, batizadas de bottas, que como tapas italianadas em declarado sotaque macarrônico, permitem que se deguste de um pouco de tudo

Rua Jesuíno Arruda, 520 - (11) 3078-2858 Leia mais

Madeleine - França

O bar francês, além de shows diários, que permeiam o melhor do jazz, traz releituras autorais de clássicos da "bistronomia" e da cozinha de bar, com porções e pratos boêmios preparados no forno à lenha. O destaque fica para as inovadoras "pizzas-bistrô", pequenas, ovais e montadas sobre massas aromáticas e coloridas. Para beber, uma seleção de 100 vinhos, carta de coquetéis da casa e cervejas gourmet.

Rua Aspicuelta, 201 - (11) 2936-0616 Leia mais

The Queen’s Head – Reino Unido

Dentro do Centro Britânico Brasileiro, o antigo espaço ocupado pelo Drake's deu lugar ao pub The Queen's Head. A casa, idealizada pelos sócios do All Black e Kia Ora, tem paredes de madeira escura, lambe-lambes de bandas inglesas e peças que remetem à família real. Em um pequeno palco, com a bandeira do Reino Unido de fundo, a casa recebe shows de terça a sábado, no melhor estilo rock, acústico e groove.

Rua Tucambira, 163 - (11) 3774 3778 Leia mais

Kebabel - Oriente Médio

A esquina da Rua Augusta com a Fernando de Albuquerque ganhou um point das arábias em 2007. Especializado no tradicional kebab, um lanche sírio-libanês, o bar e restaurante Kebabel atrai um público que procura por cerveja gelada, além de quitutes e ambientes temáticos.

Rua Fernando de Albuquerque, 22 - (11) 3259-1805 Leia mais

Sí Señor! – México

Representante da culinária tex-mex no Brasil, a cozinha do bar-restaurante é resultado da miscigenação de costumes e ingredientes da gastronomia mexicana com influência dos hábitos do Texas e, atualmente, da Califórnia, nos Estados Unidos. Com receitas executadas de maneira fiel para garantir autenticidade aos pratos, os endereços utilizam, inclusive, itens importados, como a pimenta jalapeño.

Alameda Jauaperi, 626 - (11) 3476-4650 Leia mais

Taberna 474 - Portugal

O bar mantém as raízes ibéricas celebradas pela sua casa-irmã, mas enfoca a culinária da orla portuguesa, encontrada nas tascas lisboetas, em um ambiente que remete às antigas tabernas da Península. A temática praiana permeia toda a casa, da cozinha, de onde saem peixes, frutos do mar e carnes preparados na grelha a carvão, à trilha sonora, selecionada pelo empresário entre clássicos e “lados B” do reggae e da música brasileira.

Rua Maria Carolina, 474 - (11) 3062-7098 Leia mais

¡Venga! – Espanha

O bar espanhol surgiu no Rio de Janeiro em 2009 e chegou à Vila Madalena para trazer um pouco da cultura das tapas. Há quem diga que as chamadas tapas derivam do verbo tapar e surgiram na Idade Média, na Espanha, quando copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou linguiça por cima para que moscas não caíssem dentro. Outros afirmam que elas tiveram origem nos tira-gostos que os frequentadores das tabernas recebiam como cortesia enquanto bebericavam para não ficarem embriagados.

Rua Delfina, 196 - (11) 3097-9252 Leia mais

Don Pancho - México

Numa das ruas mais agitadas da Vila Mariana, o mexicano Javier Valero abriu o Don Pancho por conta das saudades que sentia de sua terra natal. Na decoração, sua paixão pelas cores e artesanatos dá o tom descontraído, além do ritmo dos mariachis que preenchem todo o espaço. A casa privilegia os aromas e sabores da típica culinária asteca.

Rua Joaquim Távora, 1315 - (11) 2538-7494 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 27 Fev 2015.