Guia da Semana

Guia da Semana

A Discoteca Pública é um espaço de convivência para os amantes do vinil. Seu principal objetivo é resgatar a música popular brasileira através dos antigos LPs. Para isso, o acervo do local conta com cerca de dez mil exemplares, sendo seis mil já catalogados, que registram os movimentos musicais e culturais que mexeram com a estrutura sócio-politica do Brasil. O visitante encontra discos de Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicália, Clube da Esquina, Pop Rock Brasil/80 e muitos outros.

No primeiro sábado de cada mês a casa promove encontros para compra, venda e troca de vinis. Além disso, procura fazer um trabalho de preservação, já que muitos desses materiais são jogados fora. Uma pequena biblioteca possui livros, revistas, fotos, artigos de jornais que detalham ainda mais a história dos LPs. Os freqüentadores da discoteca são em sua maioria músicos, DJs, colecionadores, audiófilos e saudosistas.

Criado em 1948, o disco de vinil acompanhou praticamente todos os grandes momentos da música mundial. Com a chegada do CD, em meados de 80, e sua posterior popularidade, ele foi sendo deixado de lado gradativamente. Mas ao contrário do que muita gente pensa, os cinqüentenários ainda podem ser encontrados em sebos ou nas mãos dos colecionadores, saudosistas de um som, que segundo eles, não pode ser obtido senão nos bolachões.

Mapa do local

Discoteca Pública

Horário(s) segunda a sexta, das 9h às 19h.

Endereço
próximo ao Colégio Batista
Rua Machado, 207, 31110-080

Telefone 3036-2919

Site do estabelecimento

Atualizado em 15 Abr 2012.