Guia da Semana

Guia da Semana

Localizado na Zona da Mata de Minas Gerais e distante cerca de 290 km de Belo Horizonte, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é considerado uma das últimas reservas de Mata Atlântica, com 14.984 hectares de montanhas, vales, chapadas e encostas, além de inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação das bacias hidrográficas do Rio Doce e do Paraíba do Sul.

Tido como um paraíso botânico, o Parque é rico em espécies como bromélia, peroba, ipê, orquídea, jequitibá e palmito-doce, além de ser o refúgio de espécies como a onça-pintada, a jaguatirica e o sapo-boi. Espécies como o papagaio-do-peito-roxo, tucano-de-peito-amarelo e gavião-pomba também podem ser observadas.

Situado em uma região de altitudes acima de mil metros, o parque tem como atrativos o Pico do Boné (foto), o Pico do Soares e a Pedra do Pato. A neblina que cobre os picos durante quase todo o ano é a responsável pela formação de uma das mais belas imagens da reserva.

A visitação ao Parque, que não possui área de camping, é propícia em qualquer época do ano, porém, é indicado que seja feito contato com a administração previamente para esclarecimentos sobre passeios e permanência na reserva.

Foto: Wikipédia

Mapa do local

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Horário(s) Diariamente, 7h às 17h.

Endereço
Estrada ,, 31960-230

Telefone (32) 3721.7491

Atualizado em 20 Mai 2012.