Guia da Semana

Guia da Semana

O Parque Nacional da Serra do Cipó tem mais de 33 hectares, flora com mais de 1.600 espécies catalogadas e fauna com muitos animais ameaçadas de extinção, caso do lobo-guará, cachorro-do-mato-vinagre, tamaduá-bandeira, veado-campeiro, onça-parda, gato-maracajá, sagui, jaguatirica, lobo-guará, sanhaço e sapo-de-pijama

A paisagem é composta por cânions, rios, paredões, campos rupestres, lagoas, além de cachoeiras, sendo destaque a da Congonhas, do Tomé, da Farofa (foto), da Braúna e das Andorinhas. Para o lazer, a serra oferece opções como canyoning, turismo equestre, caving, cicloturismo, alpinismo, passeios de caiaque e barco, além de trekking e hikking.

Em sua infraestrutura, sublinha-se o centro de visitantes com recepção, auditório e banheiros, sala de rádio, núcleo de fiscalização, alojamento para pesquisadores, laboratório, residência funcional, posto de guarda na região do Alto Palácio, um depósito, oficina, almoxarifado, um posto avançado e 7 Km de estradas internas.

Como chegar
: O acesso é feito pelas rodovias MG-010 e MG-424, passando por Lagoa Santa. Após a travessia de uma ponte sobre o Rio das Velhas, segue-se, então, em direção ao Distrito Serra do Cipó (antigo Distrito de Cardeal Mota, cujo nome foi substituído em 12 de maio de 2003, conforme a Lei nº 336), município de Santana do Riacho.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Parque Nacional da Serra do Cipó

Endereço
90 quilômetros ao nordeste de Belo Horizonte
Rodovia MG-10 - km 100,, 31930-010

Atualizado em 29 Out 2013.