Uma boa dica para manter a alimentação saudável no inverno é aproveitar os benefícios alimentares que a estação mais fria do ano pode proporcionar. Além de abusar de sopas, caldos e bebidas quentes, é possível se esbaldar de frutas da época, como morango, carambola e laranja.
Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Guia da Semana listou 10 alimentos saudáveis que são a cara do inverno. Confira:
Morango
O morango é uma das frutas da estação – é nesse período que eles estão mais bonitos e vermelhos. Além de ser extremamente saboroso, o morando tem altas doses de vitamina C, composto orgânico capaz de aumentar a imunidade e proteger o corpo de doenças virais e infecciosas.
Couve
Além de ser um alimento extremamente saboroso e um ingrediente incrível no preparo de sopas e caldos, a couve possui substâncias que ajudam no processo de cicatrização da mucosa do estômago, ajudando a desintoxicar o aparelho digestivo.
Pinhão
Fonte de minerais, vitaminas e gorduras insaturadas que trazem diversos benefícios à saúde, o pinhão é um dos alimentos que são a cara do inverno. Consumido tradicionalmente cozido, ele também pode ser utilizado em diversas receitas doces e salgadas.
Banana
Rica em fibras e em triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e regula o sono, a banana é é um ótimo ingrediente para o preparo de receitas doces e salgadas.
Cenoura
Fonte de betacaroteno, a cenoura atua no retardo do envelhecimento precoce.
Inhame
O inhame é um caule que tem como função levar água e nutrientes para a planta, ou seja, é fácil deduzir que ele é rico em muitos nutrientes necessários para o nosso organismo, entre eles os carboidratos, o cálcio, o ferro, o fósforo, as vitaminas do complexo B e amido.
Laranja
Ricas em vitamina C (que fortalece a parede dos vasos sanguíneos), antioxidantes, fibras e flavonoides, a laranja é ótima para turbinar o sistema imunológico. Sem contar que ela
Abóbora
Rica em carboidratos e fibras alimentares, a abóbora também é fonte de vitaminas, minerais e ainda possui pouca caloria (em média 25 calorias por 100 gramas).
Mandioca
Rica em vitamina C e fonte de carboidratos, a mandioca é um alimento extremamente versátil: a composição da sua raiz (polpa, fibra e água) permite que ela seja utilizada de diversas formas, como beijus, farinhas, tucupi, fécula ou goma, tapioca, sagu, polvilho azedo, mandioca cozida ou frita e puba ou carimã – cada um deles passa por um processamento específico para a obtenção do produto final.
Batata-doce
Além de ser um alimento com índice glicêmico baixo (que não eleva muito o açúcar no sangue), a batata-doce ainda é rica em vitaminas A e C. Além isso, ela ainda é ótima para quem pratica musculação, já que fornece energia para o treino e auxilia no ganho da massa muscular.
Por A.
Atualizado em 8 Jul 2016.