Uma das grandes preocupações de quem quer emagrecer é sobre como acelerar o metabolismo. Aqui no Guia da Semana já falamos sobre receitas que aceleram o metabolismo, alimentos que aceleram o metabolismo e até sobre a dieta do metabolismo rápido. Tanto se fala no assunto... mas você sabe o que realmente é o metabolismo?
Mas como funciona o metabolismo?
Considera-se metabolismo as reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico.
No estado de anabolismo ocorre a formação dos compostos e no estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos. No caso de dietas para perda de peso considera-se que a pessoa sofre o processo de catabolismo, tornando algumas partículas do organismo degradadas, gerando assim, a diminuição do peso.
Reduzir a ingestão de calorias e gorduras pode ser importante para perder peso, porém, essas ações diminuem o seu metabolismo. Portanto, é essencial estimular a taxa metabólica através de outros meios, como praticar musculação, por exemplo.
Quer saber como acelerar seu metabolismo e perder peso? Então confira 10 coisas para fazer no dia a dia que aceleram o metabolismo.
Beba água
Ao entrar no organismo, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo. Sendo assim, o organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico. Além disso, ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos.
Invista num café da manhã saudável
Comer algo nutritivo no café da manhã (pão integral, omelete, cereais, iogurte desnatado...) ao acordar ativará imediatamente e de modo correto o metabolismo. Esta refeição energiza o corpo, impedindo o acúmulo de gorduras e permitindo um emagrecimento natural.
Malhe com intervalos
O treino intervalado é um método de treinamento que consiste em alternar o exercício entre intensidades muito altas (até 90% da frequência cardíaca máxima) e baixas a médias (não ultrapassando 70% da frequência cardíaca máxima), por, no máximo, 30 minutos. Esse treino faz com que o corpo continue queimando calorias por até uma hora depois da atividade, o que eleva o metabolismo e favorece o emagrecimento.
Não fique parado!
Ficar sentado o dia inteiro tem inúmeros malefícios para a saúde, mas é possível amenizar isso na sua rotina do trabalho. Ficar mexendo as pernas, por exemplo, é uma atividade termogênica. Pesquisas mostram que esse tipo de movimento pode queimar até 350 calorias a mais durante um dia. Levante para ir ao banheiro, suba escadas, estique as pernas, fale em pé no celular... tudo isso irá te ajudar a acelerar um pouquinho mais o metabolismo no dia a dia.
Tome chá verde
O chá verde favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. Só não vale adoçar com açúcar: tome puro ou use algumas gotas de adoçante. E prefira o natural ao de saquinho.
Coma uma pimentinha
Uma boa dica é deixar o sal de lado e temperar sua comida com um pouco de pimenta todos os dias. As pimentas contém capsaicina, substância que tem efeito termogênico. Isso faz com que o corpo queime até 90 calorias a mais depois das refeições.
Controle o estresse
O estresse faz com que o corpo secrete altos níveis de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta a fome. Uma pesquisa recente comprovou que dias estressantes desaceleram o metabolismo. Por isso, controlar os nervos ajuda a emagrecer, isso sem falar que deixa nossa vida muito mais saudável.
Tenha uma boa noite de sono
Uma boa noite de sono é certamente remédio para muitos males. Uma noite mal dormida atrapalha a produção de diversos hormônios. Não dormir no mínimo oito horas por noite afeta, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal.
Pratique musculação
Trocar a gordura do corpo por músculo, por meio de musculação, por exemplo, é uma estratégia de acelerar o metabolismo. Quanto mais músculos o corpo tiver, mais calorias serão gastas, porque o músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo.
Dê boas gargalhadas!
Uma pausa para assistir vídeos engraçados e dar boas gargalhadas, além de nos ajudar a relaxar, promete queimar calorias. Isso é o que diz um estudo do International Journal of Obesity, que mostrou um incremento no gasto de energia (calorias queimadas) e nos batimentos cardíacos em quem deu risadas de verdade. Isso se traduz de 10 a 40 calorias queimadas entre 10 e 15 minutos depois das risadas.
Atualizado em 3 Set 2015.