Guia da Semana

Beber vinho já é uma delícia, melhor ainda quando temos bons motivos para isso. Muita gente evita consumir bebida alcoólica pelos seus vários efeitos negativos, mas a boa notícia é que o vinho é uma das bebidas que traz também muitos benefícios.

Mulheres que bebem uma taça por dia e homens que consomem até duas podem obter diversos benefícios para a saúde. O principal elemento responsável por tantos proveitos é o resveratrol, polifenol com efeito anti-inflamatório encontrado na casca da uva. A substância controla os índices de colesterol ruim, prevenindo contra enfartes e derrames. Já a polpa traz minerais importantes para a saúde, além de compostos antioxidantes que combatem o envelhecimento celular – daí muitos acreditarem que o líquido é um verdadeiro néctar da longevidade.

A quantidade ideal de vinho

Degustar um pouquinho por dia com frequência é muito melhor do que beber uma garrafa inteira de uma vez em um só dia. Se beber mais do que o recomendado, o vinho perde seus benefícios por completo e os riscos de saúde aumentam.

Um estudo realizado com a participação de 44 mil pessoas, revelou que quem beber cinco ou mais doses diárias de vinho tem mais 30% de probabilidades de morrer de problemas de coração ou de derrame, do que quem bebe apenas uma dose diária, que é a recomendação. Para que o consumo de vinho seja seguro e eficaz em termos de saúde, aconselha-se, no máximo, dois copos de vinho por dia para os homens e um copo para as mulheres.

Confira na galeria muitas vantagens que o vinho, se consumido com consciência e moderação, pode trazer para sua vida.

Por Marina Marques

Atualizado em 8 Jun 2015.