Guia da Semana

14 alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Maçã, chocolate amargo, salmão e vinho são alguns quitutes que ajudam no controle do colesterol

Colesterol alto é sinônimo de preocupação e cuidado – ele um dos grandes responsáveis por doenças cardiovasculares como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Quem sofre com o problema sabe que praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação balanceada são práticas essenciais para controlar o quadro.

A má alimentação é o principal fator responsável pelo desenvolvimento de um quadro de colesterol alto. O descuido com o que se come pode contribuir – e muito – para doenças graves como câncer, infarto e arteriosclerose.

Para controlar os índices dessa substância no sangue é preciso fazer algumas substituições no cardápio. Consumir o leite desnatado ou de soja no lugar do integral e trocar o queijo amarelo pelo branco são alguns exemplos.

O Guia da Semana listou alguns alimentos que atuam positivamente no controle do colesterol alto. Confira: 

 

  • SALMÃO
  • FRUTAS VERMELHAS
  • ALHO
  • SOJA
  • CHIA E LINHAÇA
  • ÓLEOS VEGETAIS
  • LARANJA
  • AVEIA
  • ALCACHOFRA
  • CHOCOLATE AMARGO
  • NOZES E CASTANHAS
  • MAÇÃ
  • GRÃOS INTEGRAIS
  • VINHO

Atualizado em 22 Fev 2016.

Por Anna Thereza de Almeida
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