Não precisa ser uma pessoa extremamente vaidosa para se incomodar com a acne. Tanto homens quanto mulheres – em diversas fases da vida – desejam uma pele bonita, sem manchas, cravos e espinhas.
Muitas questões rondam esse tema, como, por exemplo, se chocolate e alimentos gordurosos provocam espinhas. Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto, o Guia da Semana conversou com a fisioterapeuta Thais Carvalho, responsável pela área facial da ONODERA Estética. Confira:
É possível curar a acne?
VERDADE
“Sim, é possível. Porém, o tratamento é longo e exige perseverança e disciplina. Quanto mais cedo começar com o tratamento, menores são as chances de cicatrizes e manchas”.
Acne é pior na adolescência?
VERDADE
“Alguns fatores hormonais comuns nessa fase da vida podem contribuir para o aparecimento ou a piora da acne. Entre eles, podemos citar o ciclo menstrual. A presença de sulfato de deidroepiandrosterona, hormônio responsável pelo aparecimento de pelos pubianos e axilares, também pode desencadear espinhas nos jovens”.
Estresse piora a acne?
VERDADE
“O estresse, quando muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, acionando mais a glândula sebácea e, assim, o aparecimento da acne”.
Chocolate e alimentos gordurosos provocam espinhas?
DEPENDE
“Embora não existam estudos comprovando a correlação entre a dieta e o aparecimento das lesões, se a pessoa notar que certos alimentos gordurosos (chocolate, frituras, nozes e amendoins, por exemplo) pioram as crises, deve-se excluir esses quitutes da alimentação ou evitá-los com maior frequência”.
A limpeza de pele ajuda a melhorar a acne?
VERDADE
“Sim. A limpeza da pele promove a remoção dos cravos, controla a oleosidade e ajuda no fechamento dos poros”.
A poluição aumenta a probabilidade de desenvolver acne?
MITO
“Não, a presença de CO2 (dióxido de carbono) não estimula o aparecimento de espinhas”.
Sol ajuda a combater a acne?
MITO
“Pode até ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que a luz solar melhore as espinhas”.
Atualizado em 4 Dez 2017.