Guia da Semana

Com o avanço da idade surgem algumas muitas dúvidas sobre os cuidados com a pele. Na verdade não existe uma regra, mas segundo a esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética, Bruna Caetano, quem deseja amenizar os efeitos do tempo deve começar os cuidados com a pele o mais cedo possível.

“O ideal é iniciar os cuidados ainda na adolescência, com o uso diário do protetor solar e higienização diária – levando em consideração o tipo de pele de cada um. A partir dos 20 anos, é possível acrescentar alguns ativos e tratamentos estéticos, que devem mudar em cada fase da vida”, explica.

Atualmente existem diversos tratamentos estéticos no mercado da beleza que são aliados do rejuvenescimento. A esteticista Bruna Caetano reuniu algumas dicas de cuidados com a pele para cada fase da vida. Confira:

AOS 20 ANOS


Nesta idade, a pele sofre pouco com os sinais do tempo. Ela ainda é firme e viçosa, mas já precisa de alguns cuidados diários para evitar o aparecimento de marcas de expressão. “É importante manter um ritual de limpeza: lavar o rosto pela manhã para remover a oleosidade natural da pele, aplicar o protetor solar e retirar os resíduos acumulados ao longo do dia”, sugere Bruna.

Caso a pele já apresente manchas ou cicatrizes de acne, os tratamentos indicados são o Peeling de Diamante, a Limpeza de Pele e as Máscaras Hidratantes. A Limpeza de Pele irá agir na remoção de cravos, impurezas da pele e também o milum (pequenos cistos que provocam o acúmulo de óleo nos poros). Esse procedimento é indicado para todos os tipos de pele.

Já o Peeling de Diamante diminui a oleosidade da pele, clareia as manchas e melhora a acne. “Esse tratamento é caracterizado por uma microdermoabrasão superficial utilizando uma ponteira de diamante, que promove uma esfoliação”, diz a esteticista.

Por fim, as Máscaras Hidratantes promovem a hidratação da pele, deixando-a firme e macia.

AOS 30 ANOS

As rugas de preocupação já estão à mostra e é possível notar algumas marcas de expressão. É nesta fase que a pele começa a perder elasticidade, colágeno e hidratação natural. A boa notícia é que dá para evitar tudo isso se a mulherada seguir alguns rituais básicos de cuidados com a beleza. “Nesta fase, a mulher precisa investir em procedimentos que estimulem mais colágeno para garantir o rejuvenescimento facial”, afirma a especialista.

A Luz Pulsada basicamente é um sistema não-ablativo que remove manchas e vasos da pele ao mesmo tempo em que estimula a renovação do colágeno. Pode ser usada na face, no dorso das mãos, nas olheiras e no lábio superior (quando a pele está muito marcada pelas pequenas rugas verticais), minimizando-as. A limpeza de pele e a hidratação também são fundamentais nesta fase.

AOS 40 ANOS

A partir dos 40 anos, diversos problemas cutâneos começam a surgir. Nesta fase, as linhas de expressão passam a ganhar mais espaço no rosto, assim como a flacidez e a perda de volume. O preenchimento facial com o Ácido Hialurônico é muito indicado nesse momento. O ácido hialurônico é uma substância já existente na pele, mas que, com o tempo, vai sendo reduzida. Por conta disso, a pele fica caída. Além de corrigir as rugas, o procedimento promove uma volumização global da face – ou seja, repõe o volume das áreas que não têm.

Já a Toxina Botulínica tem a função de causar o relaxamento dos músculos da face para que eles não se mexam e, assim, não marquem a pele. “Toda vez que fazemos um movimento com a face, como sorrir ou franzir a testa, contraímos a musculatura e a pele acaba enrugando. Porém, é importante saber dosar a quantidade de substância injetada para que o músculo fique apenas relaxado, e não paralisado”, afirma a esteticista.

DOS 50 ANOS EM DIANTE…


A pele já não é mais a mesma aos 50 anos. As rugas e linhas de expressão estão bem visíveis, as manchas são aparentes e a pele perdeu a sua definição e o contorno facial devido à queda dos hormônios. O pescoço também sofre com o envelhecimento e apresenta ressecamento e flacidez.

Para reverter à flacidez, a Radiofrequência Hooke com frequência de 27,12 MHZ promove estimulação de colágeno e elastina, deixando a pele firme (resultados na primeira sessão). A radiofrequência é um tratamento consagrado baseado na emissão de ondas eletromagnéticas, que promovem o aquecimento superficial e profundo da pele, elevando a uma temperatura em torno de 42 graus. O calor causa um estímulo da produção de fibras colágenas e elásticas, bem como provoca um aumento da circulação sanguínea e, dessa forma, trata e previne a flacidez da pele.

A Luz Pulsada Lyra age no tratamento de manchas e vasos. Esse tratamento consiste em um tipo de luz que tem afinidade com pigmentos. “Com a idade, a pele tem uma alteração pigmentar, principalmente relacionada ao sol, e fica manchada. Há também o aumento de vasinhos, sobretudo em pessoas de pele clara”, esclarece. O laser que emite a luz pulsada destrói os vasos e o pigmento das manchas, além de estimular uma discreta produção de colágeno.

Outro cuidado é em relação à hidratação facial, que é muito importante nessa idade. “A Máscara de Ouro é ótima. O ouro é um importante elemento porque tem virtudes energizantes. Graças aos seus benefícios, a pele se revitaliza e permanece ‘imunizada’ contra os efeitos do tempo. Dessa forma, esse tratamento é eficaz na regeneração celular e na proteção contra os radicais livres”.

Atualizado em 13 Out 2015.