Guia da Semana

Manter a silhueta e a boa forma é sempre uma tarefa difícil. Independente da idade, ter foco e disciplina é fundamental para a conquista do corpo perfeito. Porém, não tem como negar que a chegada dos "enta anos" (quarenta, cinquenta, sessenta...) pode dificultar ainda mais esta missão – nesta fase da vida é comum que exista perda de massa muscular e óssea, tanto para homens quanto para mulheres, além de uma queda na condição cardiorrespiratória.

No entanto, ter 40 anos ou mais não significa que você não vai desfilar por aí com um corpo enxuto e com tudo em cima. Alguns cuidados precisam ser tomados, mas, assim como em outras idades, é preciso levar a sério o combo "alimentação saudável + exercícios físicos".

Veja algumas dicas para manter a forma depois dos 40:

# PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE


Assim como em todas as idades, é recomendado que a pessoa com 40 anos ou mais tenha uma vida ativa (obviamente sempre com a orientação de um profissional). A prática de exercícios físicos melhora e fortalece toda a aparelhagem cardiorrespiratória, a coordenação motora, a flexibilidade, os músculos, o colesterol, a pressão arterial e a glicemia. Além disso, as atividades físicas ainda têm o poder de prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida.

# REALIZAR EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS


Antes de realizar qualquer atividade física é preciso procurar um profissional para realizar uma bateria de exames médicos e iniciar um acompanhamento. Independente da idade, o indivíduo precisa estar apto a fazer atividades físicas.

# MANTER UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Depois dos 40 anos, a preocupação com a alimentação aumenta um pouquinho. Isso porque o corpo pode necessitar de alguns nutrientes específicos, como os ricos em antioxidantes e ômega 3. É importante, então, consumir alimentos leves e saudáveis, como verduras, legumes, saladas, carnes magras, proteínas, integrais, entre outros, e evitar frituras, doces e quitutes gordurosos.

# BEBER BASTANTE ÁGUA


Indispensável para a vida, a água é extremamente benéfica para o corpo. Além de regular a temperatura corporal e facilitar o transporte de nutrientes, ela ainda facilita a digestão, melhora a circulação sanguínea, melhora o funcionamento dos rins – e previne o aparecimento de pedras nos rins –, diminui o inchaço, combate à acne, estrias e celulite e ainda ajuda a emagrecer. O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

Atualizado em 18 Jun 2015.