Guia da Semana

A chegada aos 30 anos é um marco na vida de toda mulher. É nessa idade em que se chega ao ápice de beleza e maturidade, mas é também nessa fase da vida que os sinais de envelhecimento começam a aparecer. Por isso, se você deseja se manter bonita e saudável por mais tempo, é imprescindível adotar alguns cuidados extras com a saúde a partir dos 30.

+ Dieta sem glúten e sem lactose funciona para emagrecer?
+ Como acabar com o inchaço
+ Oito alimentos saudáveis que sabotam a dieta

"Aos 30 anos, a mulher está no auge das funções intelectual, física e sexual. O envelhecimento começa a se instalar no corpo a partir dessa idade, mas só fica realmente perceptível depois dos 40, quando há mudanças hormonais que provocam ganho de peso, perda do viço da pele e alterações menstruais", explica a ginecologista e obstetra Miriam Ben Lulu, de São Paulo.

A partir dos 30, é importante redobrar as atenções médicas para manter o corpo em ordem. "Visitar o ginecologista ao menos uma vez por ano, fazer exames de sangue periódicos e ir ao cardiologista para fazer um check-up cardiológico são os cuidados básicos que devem ser adotados por qualquer mulher aos 30", orienta a ginecologista. "Mas, claro, os cuidados principais passam pelo hábitos diários: adotar uma dieta saudável, beber muita água, evitar álcool em excesso, não fumar, praticar atividade física e manter o sono em ordem são medidas que fazem toda a diferença", completa.

Pele

O aparecimento das primeiras linhas de expressão no rosto acontece por volta dos 30 anos de idade. Por isso, é nessa época que as mulheres costumam começar a cuidar da pele de forma mais intensiva. Mas de acordo com a dermatologista Mirella Araújo da Costa, da Clínica Stesis, de São Paulo, uma pele bonita aos 30 é resultado de um histórico de cuidados ao longo da vida. No entanto, é possível preservar a beleza da pele com alguns cuidados e tratamentos indicados por um especialista.

"A partir dos 30 anos, o colágeno da pele entra em um processo de degradação mais acentuado. Também começam a aparecer as manchas, decorrentes do efeito cumulativo do sol e de fatores hormonais. Nessa idade, a celulite e a flacidez também tendem a aumentar, pois há uma desaceleração do metabolismo e maior tendência à desidratação", explica a médica.

Para a especialista, aos 30 anos, deve-se priorizar a higienização e hidratação com produtos específicos para cada tipo de pele, além do uso diário do protetor solar. "Além disso, o tratamento também deve incluir um ácido específico, clareador e antioxidante, prescrito por um dermatologista, de forma personalizada. Pode-se também associar uma suplementação oral com os nutricosméticos, conhecidos como as 'pílulas da beleza'. Esses medicamentos contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, melhorando a qualidade da pele, cabelo e unhas. Eles atuam especificamente nas manchas, hidratação e envelhecimento", orienta.

A dermatologista também afirma que, aos 30, não são indicados tratamentos muito invasivos para rejuvenescer a pele. "Entre os tratamentos indicados para essa faixa etária estão os peelings químicos, que estimulam o colágeno da pele e atuam clareando as manchas, diminuindo os poros dilatados, controlando a oleosidade, suavizando as linhas finas, melhorando a textura e devolvendo o viço da pele, o que a deixa com aspecto mais bonito e rejuvenescido", explica.

A médica também indica para mulheres de 30 anos uma hidratação intensa e profunda com produtos injetáveis a base de ácido hialurônico, o que melhora a aparência das linhas finas, a elasticidade, o brilho e a textura da pele. "Para o tratamento das linhas de expressão entre os olhos, testa e pés de galinha, a principal indicação é a aplicação de toxina botulínica. Além de suavizar as linhas de expressão já existentes, o Botox previne que linhas profundas se formem com o passar dos anos. E, claro, todos esses procedimentos devem ser realizados em consultório dermatológico, de acordo com a necessidade de cada um, evitando exageros estéticos desnecessários".

De olho na balança

Aos 30, as mulheres costumam começar a sentir uma diferença no metabolismo, que se deve a alterações hormonais típicas da idade. "Embora essa desaceleração do metabolismo fique mais evidente depois dos 40, aos 30 algumas mulheres já começam a sentir uma dificuldade maior em manter o peso. É nessa fase que começa uma tendência ao acúmulo maior de gordura, retenção de líquidos, desgaste ósseo e perda de massa magra", explica a ginecologista Miriam Ben Lulu.

A nutricionista Paula Castilho, da Rede Nação Verde, sugere às mulheres a partir dos 30 anos algumas pequenas mudanças no cardápio, que podem resultar em uma aparência jovem e bonita por mais tempo. "Com o passar da idade, é preciso diminuir o número de calorias ingeridas e praticar atividades físicas, que ajudam a manter o metabolismo em alta e a controlar o peso", orienta.

A nutricionista também sugere alguns alimentos que ajudam a manter a beleza e a saúde do corpo: "Alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, vegetais folhosos verdes escuros e gergelim ajudam a manter a saúde dos ossos e a prevenir a osteoporose. Vitaminas encontradas nas frutas e verduras aumentam a imunidade e deixam pele e cabelos mais bonitos. Peixes, oleaginosas, linhaça e chia também são ótimos aliados da beleza a partir dos 30 anos, pois atuam como antiinflamatórios, ajudam a prevenir doenças, colaboram para o equilíbrio hormonal e metabólico e fortalecem a memória. Indico, ainda, a ingestão de alimentos ricos em colágeno, como gelatina e agar agar, para prevenir a flacidez da pele".

Dez dicas para se manter bonita depois dos 30

1. Adote uma dieta saudável
Com a alimentação correta, é mais fácil manter o peso. Além disso, os nutrientes em porções ideais colaboram para o melhor funcionamento do organismo e manutenção da beleza da pele, unhas e cabelos. Um nutricionista pode ajudá-la a elaborar o melhor cardápio de acordo com o seu estilo de vida e necessidades.

2. Beba de 2 a 3 litros de água todos os dias
De nada adianta gastar muito dinheiro em cremes caríssimos para o rosto e não beber água. A hidratação de dentro para fora é fundamental para manter o viço e a elasticidade da pele.

3. Pratique atividades físicas regularmente
Essa atitude, além de amenizar a celulite e a flacidez (que aparecem com mais força após os 30), ajudam a manter o metabolismo ativo, evitando o ganho de peso. Manter-se ativa também é fundamental para a saúde do sistema cardiológico.

4. Evite o consumo de cigarro, drogas e o excesso de álcool
Essas substâncias são extremamente nocivas ao organismo como um todo, além de promoverem um mau funcionamento do sistema circulatório (piorando a celulite, o inchaço e as varizes) e atuarem diretamente sobre o envelhecimento da pele.

5. Priorize o sono
Dormir bem ajuda a preservar a juventude e a beleza, além de espantar o estresse.

6. Use protetor solar
O sol é um dos fatores que mais colaboram para o envelhecimento da pele. Por isso e para prevenir o câncer de pele, o uso diário do protetor solar é indicado para pessoas de todas as idades.

7. Procure um dermatologista
Se você quer inciar um tratamento para prolongar a juventude da sua pele, é fundamental consultar um dermatologista. Ele é o único profissional habilitado para prescrever e indicar os melhores cuidados para a pele, de acordo com o perfil de cada paciente.

8. Vá ao ginecologista ao menos uma vez por ano
O aparecimento de doenças ginecológicas, como câncer de mama, útero e ovários, é mais comum em mulheres acima dos 30 anos de idade. Realizar o acompanhamento médico anual ajuda diagnosticar essas doenças ainda no início, aumentando significativamente as chances de cura. Além do mais, o ginecologista estará atento às mudanças hormonais que acontecem no seu corpo com o passar da idade e pode ajudá-la a prevenir e lidar com os sintomas.

9. Consulte um cardiologista
Aos 30 anos é o momento ideal para fazer a primeira consulta com um cardiologista, pois é quando começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento e possíveis doenças cardiovasculares.

10. Relaxe
O estresse é um dos principais inimigos da saúde, da juventude e da beleza. Atividades que relaxam, como meditação, ioga, caminhada, leitura e encontros com amigos, fazem bem para o corpo e para a alma.

Por Conceição Gama

Atualizado em 13 Mar 2017.