Guia da Semana

É senso comum que, para emagrecer ou manter o peso ideal, é imprescindível incluir alimentos saudáveis no cardápio diário. Porém, quando consumidos indiscriminadamente, esses mesmos alimentos podem se tornar verdadeiros vilões da boa forma.

+ Dieta sem glúten e lactose funciona para emagrecer?
+ Como acabar com o inchaço
+ Dez alimentos que aceleram o metabolismo

Segundo a nutricionista Vivian Goldberger, do blog Cartilha Cor de Rosa, para ser considerado saudável, um alimento precisa conter nutrientes essenciais para o organismo, como fibras, vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras. "Quase todos os alimentos contemplam ao menos alguns desses macro e micronutrientes, que agem sobre a saúde e manutenção geral do organismo. É importante salientar que uma dieta saudável deve incluir todos os grupos alimentares. Dietas restritivas não são indicadas para a perda de peso a longo prazo", explica.

Porém, mesmo alguns alimentos que são fundamentais em uma dieta saudável, como frutas, hortaliças, cereais integrais e azeite, podem atrapalhar o emagrecimento. "O mais importante para emagrecer e manter o peso é prestar atenção às quantidades dos alimentos ingeridos. Quando consumido além da quantidade diária recomendada, qualquer alimento adiciona calorias extras ao organismo, o que leva ao ganho de peso", esclarece a especialista.

Confira, em nossa galeria, que alimentos saudáveis podem atrapalhar a perda de peso e as dicas da nutricionista Vivian Goldberger para inclui-los no seu cardápio diário sem que o ponteiro da balança suba.

Por Conceição Gama

Atualizado em 18 Jul 2015.