Você é daqueles que, depois do almoço, não para de bocejar? É aquela sensação de que todas as suas energias foram embora e você só pensa em dar um cochila, os olhos chegam até a lacrimejar.
Pois você não está só, o sono pós-almoço é bem comum. Isso acontece porque depois das refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado.
Também acontece a interrupção do estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de liberar os sinais necessários para tal estado. Por causa dos efeitos promovidos pelo açúcar é que se recomenda diminuir a ingestão de alimentos ricos em glicose nas refeições, principalmente no almoço quando ainda se tem algo para fazer, para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos.
Para evitar essa sensação e ficar mais alerta depois das refeições, listamos 8 alimentos que te deixam com sono. Confira na galeria.
Alimentos embutidos
Muito consumidos e adorados, os alimentos considerados embutidos são ricos em gordura saturada, que prejudica a saúde e ainda dá sensação de sonolência. Os mais comuns são salsicha, linguiça e salame.
Bacon
A gente sabe que é gorduroso e prejudicial em excesso, mas ama. Como o bancon é um alimento rico em gordura saturada, também prejudicial à nossa saúde e causa sensação de peso, o ideal é o consumo com moderação.
Batata frita
Difícil resistir a uma deliciosa porção de batata frita. O problema é que o alimento é rico em gordura trans, prejudicial à saúde. E, claro, por ser tão gordurosa acaba dando sensação de peso e sono.
Biscoito recheado
Os biscoitos recheados são uma perdição, se começamos a comer um pacote só sossegamos ao ver o fim, pois são viciantes. Só que pesa no estômago, deixando a gente com mais preguiça. Além de ser rico em açúcar e outros ingredientes que nos fazem mal.
Carne vermelha
Fonte de vitaminas e ferro, a carne assada e o famoso churrasco também pesam no estômago, especialmente em quem exagera na porção. Isso ocorre em razão do longo processo digestivo do alimento, que dura até seis horas.
Queijo amarelo
Alimento rico em gordura, podendo causar sonolência ou preguiça em excesso logo após seu consumo. Não precisa cortar da dieta, mas consuma em pequenas porções e sempre que puder substitua pelos quejos brancos, principalmente a ricota.
Molhos brancos
Feito com leite integral, queijo parmesão, manteiga e até creme de leite, o molho branco é muito pesado (tem até 226 calorias em 2 colheres de sopa).
Sorvete
Até aquele sorvetinho consumido na sobremesa, logo após o almoço, pode derrubar você. Isso porque o alimento é muito gorduroso. Porém, para livrar-se do calor você pode substituir pelo picolé de frutas, bem mais saudável.
Atualizado em 15 Out 2015.