Guia da Semana

Fazer dieta é mesmo uma prova de determinação. É muito difícil resistir às tentações gastronômicas, como pães, doces, frituras e todos os outros quitutes deliciosos que engordam e prejudicam o funcionamento do organismo. Porém, a boa notícia é que, com um pouquinho de força de vontade, é possível sim levar uma vida mais light – e comendo bem.

No mundo dos alimentos existem diversas iguarias desintoxicantes que, além de saudáveis, são uma delícia. Abacaxi, melancia, couve e até salmão são alguns exemplos desses alimentos amigos da dieta.

O Guia da Semana listou alguns alimentos que desintoxicam o corpo e turbinam a saúde. Confira:

Mel:
Além de ajudar no combate de doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite, o mel ainda auxilia problemas de circulação e dos músculos. Isso sem contar, é claro, que ele é uma ótima opção para adoçar sucos e chás.

Limão e lima da pérsia:
Por conter vitamina C, ácido cítrico e uma substância chamada d-limoneno, o limão e a lima da pérsia ajudam no funcionamento do fígado, ocasionando assim a expulsão das toxinas.

Couve:
Por ser uma ótima fonte de ferro, a couve ajuda na formação de hemoglobina que transporta oxigênio para os tecidos.

Arroz integral:
Por ser rico em fibras, o arroz integral faz o intestino funcionar melhor e, de quebra, favorece a eliminação de toxinas.

Abacaxi:
Além de ser um alimento diurético, o abacaxi facilita a digestão e desobstrui o fígado.

Gengibre:
O gengibre tem muitas funções. Além de ativar o metabolismo, ele ainda estimula a digestão e alivia a constipação intestinal.

Shitake:
Rico em oligoelementos, o shitake ajuda na limpeza do organismo. Além disso, por ser rico em ácido pantotênico (uma das vitaminas do complexo B que atua como cofator de outras vitaminas como B1, B2, B3, B6 e biotina), ele ajuda na formação de hormônios e neurotransmissores.

Maçã:
Por serem antiácidas, elas ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo. Além disso, por serem ricas em fibras, elas funcionam como esponja dentro das artérias, limpando o sangue do colesterol.

Cenoura:
Além de ajudar a prevenir a prisão de ventre, a cenoura, que é rica em beta-caroteno, ajuda a neutralizar as toxinas.

Água:
Além de aumentar a diurese, facilitando a excreção de toxinas pela urina, a ingestão adequada de água também ajuda no bom funcionamento do organismo como um todo. Se a intenção é restabelecer o pH do organismo, a bebida precisa ser dotada de ORP negativo ou pH alcalino (acima de oito) – se o pH da água for acima de oito, o ORP já é negativo.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 2 Ago 2015.