Guia da Semana

Quando começou a caminhar, a estudante de marketing Beatriz Chacon só queria perder peso e ganhar mais disposição para as atividades do dia a dia. Porém, a rotina de exercícios mostrou a ela que a caminhada também pode ser bastante prazerosa não só para o corpo como para a mente. “Acredito que a caminhada é um momento de relaxamento, de respirar ar puro, de exercitar o corpo. Quando você faz algo pelo seu corpo, você faz algo por você mesmo”, conclui a jovem de 21 anos, que caminha diariamente durante uma hora e pretende levar esse hábito para o resto da vida. A caminhada ainda esconde outros grandes benefícios, que devem ser levados em consideração por quem quer sair do sedentarismo. Confira alguns dos principais:

Para todo mundo

Diferentemente da dança e dos esportes, em que é necessário ter habilidade para desenvolver bem essas atividades, a caminhada é um exercício natural e, portanto, pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente da idade.

Atividade econômica

Muitas pessoas deixam de começar a fazer exercícios, pois a mensalidade da academia não cabe no orçamento. Em contrapartida, a caminhada não exige qualquer custo, somente é necessário dispor de um tênis que amorteça os passos e ofereça conforto, além de uma roupa leve para caminhar tranquilamente.

Emagrecimento

Em virtude da demanda calórica para caminhar, a tendência é que o praticante perca peso, se mantiver uma dieta equilibrada. Até aquela gordurinha extra da barriga pode ser perdida com a atividade frequente.

Circulação sanguínea

Um dos grandes benefícios proporcionados pela caminhada é que ela aumenta a circulação sanguínea e expande os vasos, ajudando a diminuir o colesterol e a pressão arterial. Além disso, os vasos capilares, artérias e veias conseguem levar oxigênio mais facilmente a todas as partes do corpo, evitando assim uma série de doenças e complicações.

Pulmão eficiente

Durante a caminhada, as trocas gasosas entre o pulmão e o meio ambiente aumentam consideravelmente, fazendo com que o órgão libere mais impurezas. Por esse motivo, o praticante se vê livre de catarros e alergias, sendo que o exercício também é útil para prevenir inflamações como bronquite.

Previne contra a osteoporose

O impacto provocado pelo contato dos pés com o chão contribui para o corpo absorver mais cálcio e deixa os ossos mais resistentes. Isso explica o porquê os médicos indicam a caminhada para quem está na fase inicial da doença, pois fortalece os ossos e a musculatura, além de também ajudar quem possui osteoporose a evitar os incômodos decorrentes dela.

Cérebro mais saudável

Estudo divulgado em 2014 pela Universidade de British Columbia mostrou que os exercícios físicos regulares, como é o caso da caminhada, aumentam a área do hipocampo, que é a região do cérebro envolvido no aprendizado e na memorização. Isso quer dizer que a caminhada pode retardar os efeitos da velhice sobre o cérebro e a memória, ajudando a mente a se manter saudável por mais tempo.

Ajuda contra o diabetes

Quando nós caminhamos, o fígado e o pâncreas aumentam a sua atividade, produzindo assim mais insulina. Outro fator importante é que a atividade física diminui a resistência do corpo a esse hormônio, passando a absorvê-lo melhor para quebrar as moléculas de glicose, melhorando a qualidade de vida de quem possui diabetes.

Em todos os lugares

A caminhada pode ser feita em qualquer lugar, seja no próprio bairro, no centro de sua cidade ou até durante uma viagem em um novo destino. Conhecer novos locais caminhando é muito prazeroso e saudável. A dica é, quando em uma cidade desconhecida, produzir um roteiro interessante de seus principais pontos turísticos e visitar um por um, enquanto faz seu exercício físico. Por exemplo, um dos destinos preferidos do brasileiro, Buenos Aires, é uma cidade com bairros que devem ser conhecidos a pé, para uma experiência mais interessante sobre os hábitos nos principais pontos da capital argentina.

Mais disposição

Caminhar faz com que o corpo aumente a produção de adrenalina, uma substância estimulante que ajuda a despertar e a se manter mais atento. Em virtude disso, quem pratica esse tipo de atividade espanta a sonolência e encontra mais disposição para fazer as outras tarefas do dia a dia.

Ser mais feliz

Outra substância fruto da caminhada é a endorfina, que é produzida durante as atividades físicas e ajuda a dar a sensação de bem-estar. Entre vários benefícios, a endorfina aumenta o bom humor, ajuda a prevenir e controlar a depressão, além de auxiliar a manutenção da boa memória e trazer benefícios ao sistema imunológico.

Controla a vontade de comer

Em virtude do estresse do dia a dia, muitas pessoas se entregam a uma dieta desregrada quando estão nervosas e ingerem doces e comidas gordurosas em excesso. Como a caminhada diminui o nervosismo, a tendência é que esses impulsos alimentares diminuam com a prática.

Atualizado em 12 Mar 2015.