Quem nunca ouviu falar que caminhar faz bem para a saúde? Essa atividade física, além de ser acessível e não exigir equipamentos especiais, é uma aliada na busca por um estilo de vida mais saudável e, para muitos, também na perda de peso.
Mas, afinal, quantos quilos uma pessoa pode perder em um mês ao caminhar 30 minutos diariamente?
A resposta para essa pergunta depende de diversos fatores, como o peso inicial da pessoa, a intensidade da caminhada, a alimentação e o metabolismo individual. No entanto, é possível traçar uma média para entender o impacto dessa prática no corpo.
Uma pesquisa feita pelo Medicine & Science in Sports & Exercise e mencionada pelo jornal O Globo, em uma caminhada moderada de 60 minutos, a pessoa andaria cerca de 5 km/h. Já em uma caminhada intensa, o atleta pode chegar a 7 km.
A fim de respeitar as diferenças entre os organismos, os ganhos da caminhada devem ser ajustados de acordo com o físico de cada indivíduo. Uma fórmula que pode ser utilizada para esse cálculo é: 0,029 x (seu peso em quilogramas x 2,2) x a duração da caminhada.
Como por exemplo, uma pessoa de 70 kg pode queimar cerca de 133 calorias em 30 minutos a 5 km/h.
Em um mês, caminhando 30 minutos por dia, isso pode representar um gasto calórico de cerca de 3.900 kcal, o que equivale à perda de até 1 kg, considerando que é preciso queimar cerca de 7.700 calorias para eliminar 1 quilo de gordura. Dessa forma, ao queimar 3.900 calorias, a pessoa conseguirá reduzir aproximadamente 0,507 gramas, ou meio quilo, em um mês.
Ainda de acordo com o jornal, além das calorias queimadas diretamente, a caminhada também ajuda na prevenção contra o sobrepeso e a obesidade Esses estudos também indicam que caminhar entre 30 e 60 minutos diariamente pode proporcionar uma série de benefícios à saúde, tais como:
- Aumenta a expectativa de vida, reduzindo em até 50% as chances de um ataque cardíaco;
- Melhora a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular;
- Potencializa o metabolismo, facilitando a queima de gordura;
- Fortalece os músculos e ossos, ajudando a prevenir doenças como a artrite;
- Reforça o sistema imunológico.
Por Gabrielly Bento
Atualizado em 17 Out 2024.