Guia da Semana

Todo mundo sabe que abandonar o cigarro é fundamental para melhorar a qualidade de vida, evitar doenças e viver mais. Entretanto, a missão não é fácil. Você sabia que, atualmente, mais de 15% da população brasileira com mais de 14 anos é fumante? Se você decidir abandonar o vício, é fundamental bolar estratégias para facilitar a decisão. Acompanhamento médico e o uso de medicamentos, como antidepressivos, goma e adesivos de nicotina podem ser opções.

Mas você sabia que a tecnologia também pode trabalhar a seu favor? Por isso o Guia da Semana testou 5 aplicativos que prometem te ajudar a abandonar o cigarro. Confira!

Stop! Quit Smoking – LITE

O aplicativo funciona como uma espécie de sistema motivacional, permitindo compartilhar no Facebook ou Twiiter a sua jornada pelo abandono do tabaco. É assim: você informa o dia em que parou de fumar e o app fornece informações como: quanto tempo você está sem fumar, quantos cigarros deixou de consumir, quanto dinheiro economizou e até quanto tempo de vida foi agregado. Legal, né?

Disponível: em Android

MyQuit Coach

Com o MyQuit Coach, você cria um plano personalizado com suas próprias motivações, acompanhando diariamente o consumo do tabaco. Você também pode optar por receber alertas com dicas, fatos e textos motivacionais do Livestrong.com

Disponível: em iOS

QuitNow!

O QuitNow! prepara estatísticas em cima do tempo que você está sem fumar, através de minutos, horas e dias. Com o passar do tempo, você desbloqueia suas metas e ganha prêmios. O app também funciona como uma rede social, onde os usuários podem conversar entre si e compartilhar informações via Facebook.

Disponível: em iOS, Windows Phone, BlackBerry e Facebook

Brasil sem Cigarro

O Brasil sem Cigarro foi criado através de uma parceria do Fantástico com o Dr. Drauzio Varella. Dicas diárias, cálculos e estatísticas são algumas estratégias do app. O mais interessante é que você pode criar e compartilhar vídeos motivacionais quando o desespero bater!

Disponível: em Android e iOS

Craving to Quit

Desenvolvido pela Universidade de Yale, o app te propõe a abandonar o vício em 21 dias. O Craving to Quit conta com: objetivos diários e customizáveis, reflexões e lembretes.

Disponível: em iOS

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 21 Ago 2014.