Guia da Semana

Cada vez mais, as pessoas estão cortando o leite comum de suas dietas, seja por alergia ou até por se sentir melhor sem ele. Mas em vez de cortar de vez o alimento da dieta, que tal fazer uma substituição?

O leite de coco é uma ótima alternativa para quem tem intolerância à lactose, além de ser muito saboroso. Segundo a consultora de estilo de vida e saúde, Juliana Romantini, ele é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.

Além disso, o ácido láurico presente no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Age, ainda, contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo. Tem propriedades laxantes ajudando no bom funcionamento do intestino, e seu poder antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo e o envelhecimento precoce.

Confira a receita de leite de coco caseiro ensinada pela especialista:

Como fazer leite de coco caseiro

Ingredientes

1 coco marrom em pedaços
1 ½ xícara de água quente

Passo a Passo

1) Pegue o coco em pedaços e triture em pedaços ainda menores com a ajuda de um triturador, com casca e tudo.

2) Separe 1 xícara (cerca de 220 ml) ou 1 copo de requeijão do coco triturado.

3) Bata 1 xícara do coco triturado com 1 xícara e meia de água quente no liquidificador por alguns minutos.

4) O próximo passo é coar a mistura. Pegue uma jarra e um pano de prato ou toalha bem fininha e comece o processo. Você vai usar o pano como filtro para derramar o líquido coado na jarra, com cuidado porque estará quente. No processo, o leite de coco já vai saindo pronto.

5) Prontinho, seu leite de coco está pronto para consumo!

Como fazer farinha de coco caseira

Sabe o coco triturado que sobrou do leite? Aquele que ficou no pano? Coloque ele numa frigideira em fogo médio para secar. Ele vai mudando de textura, ficando mais fino e seco. Quando a farinha estiver bem douradinha, está pronta!

A farinha de coco substitui a farinha de trigo em bolos, panquecas e o que mais sua imaginação mandar. Uma ótima opção para deixar suas receitas mais saudáveis.

Por M.

Atualizado em 6 Abr 2016.