Guia da Semana

O ano novo chegou e com eles vemos os espumantes sendo abertos em todas as partes. Do réveillon na praia até a festa mais chique no clube. Mas para aqueles de olho na dieta, fica a dúvida: Champagne engorda?

+ Saiba mais informações sobre as festas de Réveillon 2014
+ Veja onde tomar os melhores drinks com sorvete

+ Descubra como comprar bons vinhos brasileiros

Não é segredo pra ninguém que o álcool é considerado calorias vazias, pois não oferece nenhum nutriente a não ser calorias (7kcal por grama). Mas a champagne assim como os vinhos tintos contém os famosos flavanóides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-agregantes-plaquetárias. Em particular, estes antioxidantes reduzem pressão arterial e, consequentemente diminuem o risco de problemas cardíacos e derrames.

Após a análise da composição da champagne, veio a grande surpresa de encontrar boas quantidades de polifenóis, pois o antioxidante era conhecido por estar presente no vinho tinto e ausente no vinho branco, mas como o champanhe contém uvas vermelhas e brancas havia incerteza sobre os níveis de polifenóis.

Champagne é feito de uma mistura de duas variedades de uva preta, Pinot Noir e Pinot Meunier e a variedade de uva branca Chardonnay. Seu teor acóolico é de 11% e oferece 170 kcal. Outra circunstância digna de nota, é pela presença no gás carbônico das borbulhas, pois aumenta a taxa de absorção de álcool, daí elas embebedarem mais rápido.

Dicas para não ganhar peso

Foto Crédito: Creative Commons/ Annie Roi

Assim como toda bebida alcoólica e principalmente as fermentadas favorecem e muito a retenção de líquido, portanto a dica é evitar o consumo de alimentos e petiscos salgados como frios e as castanhas torradas com sal, uma boa opção é consumir as castanhas e sementes ao natural e corra do amendoim japonês.

Para diminuir o efeito da retenção no dia seguinte, consuma maça, melancia, abacaxi e suco de limão para ajudar a liberar a liberar as toxinas.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no nosso parceiro Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.